
FC Porto comunica saída de Iván Marcano
Dragões desejam-lhe "as maiores felicidades para o futuro".
Dragões desejam-lhe "as maiores felicidades para o futuro".
O presidente do Sporting diz ter recebido, até agora, "zero propostas" pelo sueco e que apesar de aceitar negociar abaixo da cláusula, não acede à proposta revelada pelo agente.
Com o jogo deste domingo, será a nona vez que águias e leões se defrontam na partida decisiva da prova-rainha, com os encarnados em vantagem: ganharam seis. Fomos à procura de curiosidades e figuras destes jogos, desde o primeiro frente a frente, com um hat-trick de Rogério Pipi, o jogador com mais golos nas finais, até ao bis de João Vieira Pinto, no tristemente célebre dia em que um adepto foi morto por um very light.
O seu objetivo é jogar todos os Grand Slams, pois em termos financeiros “é uma grande diferença, recebe-se 300 a 350 mil euros” e fica-se garantido. Jaime Faria, que já ganhou um set a Djokovic, recorda a infância, quando ia com o pai para os museus, e fala do treino mental e da paixão pelo Sporting - e de Gyökeres.
"O Viktor teve problemas durante toda a semana, jogou 90 minutos no fim de semana, com dores, e no final não estava muito bem. Não vai estar, desta vez, com a equipa. Chamei o Gustaf Nilsson", justificou o dinamarquês Jon Dahl Tomasson.
Tem ao seu dispor um jato privado, segurança e uma mansão de três pisos no melhor bairro de Riade. Nos tempos livres, joga padel e vai a banhos no Mar Vermelho. “Deita-se cedo, apanha luz natural de manhã, cumpre o plano de nutrição, monitoriza todos os detalhes do seu corpo, faz um pré-treino e quer ganhar cada peladinha no treino”, diz Vítor Severino, que o treinou no Al-Nassr.
A formação ‘leonina’ segue provisoriamente no 19.º lugar, em zona de play-off, com 10 pontos, e, dentro de uma semana, no dia 29, recebe o Bolonha.
Desde Jardel, há mais de 20 anos, que não se via um fenómeno destes em Portugal. O avançado do Sporting é o maior goleador do mundo em 2024 e surge nos rankings a par de estrelas como Cristiano Ronaldo, Messi, Peyroteo, Eusébio ou Pelé.
Em miúdo, já era um lateral que atacava muito (chegou a fazer mais de 20 golos nos Iniciados do Benfica). Em Braga, era o responsável por controlar as multas dos jogadores. Provocador e competitivo (até chorava quando perdia), fora do campo revela-se pacato – e garante que atualmente está bastante mais calmo. Vai fazer a estreia como treinador do Sporting na Taça de Portugal - esta sexta-feira, contra o Amarante.
Ex-presidente portista fala ainda da "falta de lealdade" de Sérgio Conceição, de ser um homem apaixonado aos 80 anos, das arbitragens, do "não me recandidatarei" e das polémicas com a imprensa. No seu livro, uma espécie de diário, agora publicado, o antigo líder dos dragões joga ao ataque.
É indiscutível que o FC do Porto dispõe hoje de mais condições para lutar pelo título, mas Vítor Bruno parece ainda não ter conseguido encaixar todas as peças do puzzle.
Começou pelo voleibol e só aos 23 anos é que se tornou profissional no futebol. Campeão no Benfica e no FC Porto, lembra os momentos marcantes: da mentira que o levou a ser avançado aos golos marcados com um osso partido.
Teve problemas de crescimento, chegou a jogar andebol e equacionou conduzir camiões. “Se tivessem dito ao meu pai que eu ia ser profissional, ia achar que estavam loucos”, afirmou o avançado das águias.
Aos 52 anos, Paulo Catarino vai competir pelo 34º clube diferente. Já jogou em todas as divisões, da I Liga ao campeonato do INATEL, e soma 317 golos. O próximo será dedicado ao neto bebé. A trabalhar num gabinete de apoio social, admite que agora já pouco corre. "Sou um rato de área".
Jovic (Sérvia) e Mikautadze (Geórgia) são os mais recentes a ficar na história, ao marcarem os primeiros golos da suas seleções num Europeu de futebol. Mas o "melhor marcador" do Euro 2024 é o "autogolo". É verdade, são já sete bolas atiradas para a própria baliza, a ameaçar o "recorde" de 10 na anterior edição. E só Portugal foi beneficiado por duas vezes.
Com uma geração habituada à rapidez, que nem sabe o que é aguentar um anúncio publicitário durante um intervalo, ver um jogo do início ao fim é um exercício que merece investimento. Até se pode ver Ronaldo a oferecer um golo a Bruno Fernandes.