Sábado – Pense por si

Um outro tipo de Aliança

Haia confirmou compromisso de Defesa a uma década, com 5% que, na verdade, serão 3.5% com os restantes 1.5% muito mais flexíveis. A NATO resiste a Trump, que pôde cantar vitória, mas a grande dúvida permanece: ficou a Ucrânia mais protegida da agressão russa? E a Europa, cumprirá o desafio sem se dividir?

Cuidados intensivos

Viver às escuras

O País ficou às escuras com um apagão colossal e singular. Porquê? Não sou especialista, mas leio os especialistas. E todos, com impressionante concórdia, relembram que a energia renovável, sem mecanismos para estabilizar a rede, é mais propensa a estes humores. Que tenciona o País fazer em relação a isto?

João Carlos Barradas

Para Ursula von der Leyen Meloni é fixe

No terceiro e derradeiro debate entre os candidatos à presidência da Comissão, von der Leyen considerou a líder dos Irmãos de Itália como pró-europeia, anti-Putin e defensora do estado de direito.

João Carlos Barradas

Despesas militares subiram na União Europeia e NATO

Guerra na Ucrânia motivou aumento dos gastos. Entre as nações do mundo que mais gastam em defesa estão dois estados-membros da UE - Alemanha e França. EUA é quem mais gasta, seguido da China e da Rússia.

SÁBADO

Gastos militares saltam para novo recorde

Entre 2021 e 2023 os gastos da defesa subiram em quase todos os países. Com especial ênfase para EUA e China. Rússia também subiu, mas não tanto quanto o expectável. 2024 deve manter trajetória de aumento de gastos.

Bruno Faria Lopes

Guerra na Ucrânia. As ondas de choque na economia

Os dois anos de guerra são uma das razões para que a zona euro esteja perto de uma recessão, com os EUA a lucrarem nas armas. Na Rússia, as sanções esburacadas não travaram o financiamento da economia militar.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana