Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
23 de abril de 2025 às 23:00

Um pouco menos de manteiga e mais armas

“Manteiga ou armas”, o clássico do economista Paul Samuelson, está bem vivo na Europa do século XXI, ainda que ausente da nossa campanha eleitoral.

NA PÁGINA 26 DO MEU manual de Economia de 1º ano vem o clássico “Manteiga vs. Armas”. O coautor do manual, o Nobel Paul Samuelson, inventou o exemplo em 1948 para ilustrar a fronteira das possibilidades de produção – a curva que, numa realidade de recursos limitados, mostra “o menu de escolhas possível para a sociedade”. Se um país produzir mais armas terá menos manteiga, se quiser mais manteiga terá menos armas. É uma hipersimplificação cujo poder perdurou – é, por exemplo, o título de uma biografia do Presidente norte-americano Lyndon Johnson.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.