Sábado – Pense por si

Marco Alves

A vida privada de Francisco Sá Carneiro

Cultivava a imagem de um político reservado e os amigos enalteciam-lhe a coragem e a obstinação. Nos bastidores, era bem-disposto, gostava de velocidade, de golfe e de grandes vinhos. E era um apreciador dos melhores hotéis e restaurantes, de charutos, música clássica e pintura. Rompeu com tudo por causa de um grande amor, Snu. Se fosse vivo, o antigo primeiro-ministro faria 90 anos a 19 de julho.

Sónia Bento

A moda dos ralis dos croquetes

Organizam percursos em Lisboa para provar o clássico pastel de carne, elegem o melhor e publicam vídeos no TikTok. E querem adaptar a ideia a caracóis, rissóis e fogaças.

Marco Alves

Como a "sobrinha" de José Sá Fernandes foi contratada pela CML

Foram três avenças para a enteada de Ricardo Sá Fernandes (total de €46.500) para projeto gerido pelo irmão vereador. SÁBADO conta ainda como um podcast de 24 episódios comprado pela CML em 2020 foi reutilizado por Sá Fernandes em 2022, já fora do cargo. Terá havido um despacho de autorização em 2021, mas ninguém o encontra. Sá Fernandes defende legalidade de todos os procedimentos.

Instantâneos ou quase (90)

A Joana Mortágua mostra-nos um gato feio a abrir a boca e despede-se: "Boa noite com o Poejo." O Santos Costa brinda-nos com uma história que marcou o jornalismo. Estava ele a tomar um café no bar do parlamento...

Carlos Rodrigues Lima

A queda de Joaquim Oliveira, o “São Martinho de Penafiel”

Depois de ter dominado o mundo do futebol através da Olivedesportos, o empresário aventurou-se no negócio dos media. Os bancos colocaram-lhe dinheiro nas mãos, mas declarou falência há dois anos, com dívidas de 750 milhões. O DCIAP está a investigar os contornos da insolvência da Controlinveste.

António José Vilela

Como Angola dominou os bancos portugueses

O braço de ferro durou anos. Houve pressões, jogos de bastidores e muito dinheiro envolvido. Os milhões de Angola colocados na banca nunca tiveram uma origem bem definida: eram do Estado e de figuras poderosas do regime liderado por José Eduardo dos Santos. Estas são as histórias dos esquemas cruzados, offshores, lavagem de dinheiro e relações perigosas.

João Pedro George

Um Funcionário Zeloso do Fascismo

Na mesma altura em que foi constituída, no âmbito do Comité dos 24 da ONU, a Comissão de Inquérito aos massacres de Moçambique, que confirmaria a veracidade dos acontecimentos, António Mega Ferreira continuava com a armadura ideológica do regime posta, não parava de produzir relatórios de contra-informação que atacavam as “manobras políticas e as conspirações de bastidores”.

4
Catarina Moura

Como os restaurantes clássicos se adaptaram à pandemia

São restaurantes à antiga portuguesa, aos quais a Covid roubou a clientela turística. Por isso alteraram detalhes do seu quotidiano, mas não o essencial: a gastronomia típica mas requintada e o serviço esmerado, que nesta reportagem encontrámos intocados

O ano de todos os perigos

Quando a geringonça chegou ao poder, proclamou alto e bom som que vinha acabar com a degradação da coisa pública.

Graça Lobo
Raquel Lito

Graça Lobo: "O mais importante para mim é o amor e a bondade"

Estudou nos melhores colégios, foi internada pelo pai num convento e tentou ser hospedeira, mas quase deitou fogo ao avião. Diz que só é actriz por causa da voz rouca. Superou um cancro da mama, fez quatro cirurgias ao nariz e sofreu cinco fracturas na coluna.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h