Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Anestesia fiscal: receita dos impostos sobre o consumo dispara 53% em 10 anos

O Orçamento do Estado para 2024 prevê mais um agravamento dos impostos indiretos sobre o consumo, que compensa três quartos da receita perdida no alívio do IRS. Estratégia confirma rumo dos governos do PS desde 2016, favorecendo impostos que se notam menos no imediato. Fiscalistas notam que a alteração penaliza quem tem menos.

Bruno Faria Lopes

OE2022: O bom, o mau e o assim-assim

O Governo parece pôr mais dinheiro no bolso dos contribuintes, mas deixa quase tudo na mesma e até agrava ligeiramente a tributação sobre os mais pobres. Leão, um pouco mais generoso na despesa, regressa à tática de Centeno.

Dias de Libertação há muitos...

António Costa prometeu que o DLTS (Dia da Libertação Total da Sociedade) chegará algures no fim do verão. Será um dia destes e envolverá um desembarque das tropas do vice-almirante Gouveia e Melo. A propaganda está no auge.

SÁBADO

Fisco volta à carga contra IVA dos ginásios

Depois de o Tribunal Europeu ter vindo determinar que as consultas de nutricionismo nos ginásios podem ter IVA à taxa zero, mas apenas se tiverem fins terapêuticos, o Fisco tentou reverter as decisões judiciais anteriores. Perdeu, mas é um sinal do que aí vem em matéria de inspeções, avisam fiscalistas.

5
Bruno Faria Lopes

Como as Finanças sabem tudo sobre a sua vida

A máquina fiscal recolhe informação como nunca. O investimento feito no sistema para combate à evasão fiscal tornou-o cego e a atropelar direitos dos contribuintes.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30