Amadora-Sintra identificou mais de 500 vítimas de mutilação genital feminina em 10 anos
Segundo a instituição, nasceram mais de 240 meninas filhas de mulheres submetidas a esta prática, entre setembro de 2015 e dezembro de 2025.
Segundo a instituição, nasceram mais de 240 meninas filhas de mulheres submetidas a esta prática, entre setembro de 2015 e dezembro de 2025.
Luísa Ximenes, enfermeira diretora demissionária, recorda que a ministra da Saúde "sujeitou [o hospital] a duas administrações" e que "agora vem uma terceira".
Sindicatos falam em situação de "extrema gravidade" e atribuem responsabilidades ao Conselho de Administração e ao Governo.
A decisão fundamenta-se na inexistência de condições para a continuidade do exercício de funções.
Garante que constrangimentos não estão a afetar a assistência e a segurança dos doentes.
Os dados, consultados às 09:45, indicavam também que nas urgências do Hospital Santa Maria, em Lisboa, os doentes urgentes enfrentavam um tempo de espera de cinco horas.
Chama-se "Via Integrada de Atendimento" e introduz um novo circuito para doentes com pulseiras azul, verde e amarela.
PJ anunciou na quinta-feira a detenção de um homem de 35 anos por suspeita do crime de abuso sexual de uma mulher de 42 anos - que sofre de "psicopatologia grave" - num hospital.
Álvaro Santos Almeida explicou que a Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, sobretudo o Hospital Fernando Fonseca, têm um “problema fundo” de falta de recursos humanos.
A espera para os 12 doentes muito urgentes (pulseira laranja) era de 12 minutos e de duas horas e 46 minutos para os 54 doentes pouco urgentes (pulseira verde).
Os doentes muito urgentes (pulseira laranja) estavam com um tempo máximo de espera de 21 minutos.
O tempo de espera na urgência em novembro chegou a ultrapassar as 24 horas devido à falta dos médicos que estavam escalados.
Antigos titulares da pasta da Saúde acreditam que a solução não passa pela demissão de Ana Paula Martins, embora também reconheçam que faltam condições para a sua continuidade. "Os partidos estão viciados em fazer da Saúde um território de combate", afirma Adalberto Campos Fernandes.
O anúncio foi feito pela ministra da Saúde.
Em declarações à CMTV, a família da mulher já havia garantido que a gravidez estava a ser acompanhada naquela unidade de saúde.
O especialista frisou que a cirurgia robótica, iniciada em julho, "tem revolucionado" a forma como são realizadas intervenções cirúrgicas.