Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada

Mega Ferreira: “A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios”

Nasceu na Mouraria há 69 anos, criou o Parque das Nações, mora junto à Praça da Alegria e tem recusado entrevistas sobre o momento que há 20 anos, num 22 de maio, marcou a sua vida e a do País. Porque foi uma “admirável obra colectiva” e não dele. Recorde a entrevista de vida a Mega Ferreira, que morreu esta segunda-feira.

A Fenda

A relação do editor com os livros é algo da mesma ordem da relação do psicanalista com o inconsciente: ambos são como crianças que abrem os brinquedos para ver como é que funcionam por dentro.

João Pedro George

Ípsilon e Tinta-da-China - artísticos amigos

João Pedro George analisa os autores publicados pela Tinta-da-China que escrevem para o suplemento cultural do Público e as críticas feitas a esses mesmos livros. Terceira parte de um extenso ensaio.

Eduardo Pitta

Nove livros que é preciso ler

Com as livrarias entupidas de novidades, o crítico de livros da SÁBADO olhou para os lançamentos dos últimos meses e escolheu nove títulos obrigatórios

Tiago Carrasco

Mano a mano: Quando a família se mete na política

Jorge e Miguel tiveram de negociar um programa eleitoral por partidos diferentes. José e Daniel dissidiram da orientação comunista da família. Manuel e Teresa confrontaram o próprio partido.

3
Maria Henrique Espada

Como Salazar escondeu 700 mortos nas cheias de 1967

“Há 50 anos, eu lembro-me”, disse Marcelo Rebelo de Sousa. De que se lembra o Presidente? Das cheias de 1967 – a maior catástrofe natural em Portugal continental desde 1755 – e de como o regime da altura a quis minimizar. E conseguiu.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente