
Trump planeia acabar com missões da NASA que medem dióxido de carbono no planeta
Em causa estão os Observatórios de Carbono em Órbita para os quais não há verbas atribuídas na "grande e bela lei" de Trump.
Em causa estão os Observatórios de Carbono em Órbita para os quais não há verbas atribuídas na "grande e bela lei" de Trump.
Para Portugal, membro da União Europeia e comprometido com a neutralidade carbónica até 2050, este parecer reforça a necessidade de adotar políticas climáticas mais ambiciosas e coerentes com o direito internacional.
Recordando que a publicidade ao tabaco foi proibida por representar um risco grave para a saúde, a Zero diz que "faz cada vez menos sentido permitir que as empresas de combustíveis fósseis continuem a usar o poder da publicidade para normalizar, promover e até embelezar produtos que comprometem a saúde ambiental, agravam doenças respiratórias e cardiovasculares e aceleram a degradação climática".
A humanidade esgota hoje todos os recursos que o planeta é capaz de regenerar num ano - uma semana mais cedo do que no ano passado. “Há três atitudes que as pessoas podem tomar para reduzir a sobrecarga do planeta”, diz Francisco Ferreira, da associação ambiental ZERO.
Plataformas como a Vinted ou a Depop alimentam o fenómeno conhecido como "consumo por compensação": a perceção de que comprar usado "não conta" para o impacto ambiental incentiva os consumidores a comprar mais do que precisam, com menor culpa.
E ainda Antonio Valle, o homem duplicado de Calros Moedas. E o calvário de João Maria Jonet com as assinaturas. São os Indiscretos desta semana.
O presidente da autarquia apresentou hoje a sua recandidatura à CML e deixou algumas promessas para o setor da habitação e dos transportes.
A estreia de uma ópera do cantor Dino D'Santiago, "O Julgamento de Pelicot", de Milo Rau e "Pemba", de Kiluanji Kia Henda, destacam-se na programação da Bienal de Artes Contemporâneas 2025, que decorre em Lisboa e Madrid.
O diretor-geral adjunto do Primeiro Instituto de Oceanografia da China falou com a SÁBADO sobre o impacto do aumento das temperaturas do oceano nos fenómenos meteorológicos. Na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, que decorreu em Nice na semana passada, esteve como parte dos especialistas do Conselho Científico Internacional.
Natureza verde sem paralelo em Portugal continental, castelos, praias fluviais, museus, ciência e boa comida. Eis o resumo de uns dias por Constância, Ferreira do Zêzere, Castelo de Bode e arredores.
Apenas Malta (com 4,1 toneladas) e a Suécia (4,2 toneladas) emitem menos gases com efeito de estufa do que Portugal.
Uma das grandes novidades deste ano é o projeto sustentável "Vamos plantar livros", em parceria com a The Navigator Company, que associa a venda de livros à plantação de árvores, sendo que, por cada 100 livros vendidos, será plantada uma árvore, estimando-se um total de cerca de 8.000 novas árvores a serem plantadas em Portugal.
Em 2003, quando substituiu Francisco Louçã na AR, a candidata do ADN lutou pelos direitos dos reclusos (que hoje reprime), combateu as alterações climáticas (que hoje chama de "fraude") e defendia a imigração (que hoje quer deportar).
Este ano, a Feira do Livro (4 a 22 de junho) terá mais de 3.000 eventos, de sessões de autógrafos a debates, apresentações de livros e concertos.
O autarca da capital começou por defender que a AD "é o feminismo bom", e citou os exemplos de Manuela Ferreira Leite, primeira mulher líder de um partido, o PSD, Leonor Beleza, que "inventou a palavra ministra", ou de Assunção Esteves, a primeira mulher presidente do parlamento, contrapondo que o PS teve "zero líderes".