
Análise ao sangue poderá substituir amostras de medula óssea na deteção da leucemia
Investigadores têm vindo a acompanhar alterações nas células estaminais hematopoiéticas.
Investigadores têm vindo a acompanhar alterações nas células estaminais hematopoiéticas.
As células imunológicas começam por ser células estaminais imaturas na medula óssea e respondem a diferentes citocinas (mensageiros hormonais para a maioria dos efeitos biológicos no sistema imunitário) e sinais químicos para se desenvolverem depois em células imunitárias específicas, como as células T, células B ou fagócitos.
Com 9 anos, não anda nem fala – mas comunica através de um tablet. Vai à praia, a festivais de música e é boa aluna. A luta da mãe é mostrar que é uma criança como as outras.
Se esta técnica for bem-sucedida, "promoverá uma verdadeira revolução nas clínicas de reprodução assistida", apontam investigadores.
"O carcinoma basocelular é, de longe, o cancro de pele mais frequente nos seres humanos", diz Adriana Sánchez-Danés, investigadora principal do Laboratório de Biologia do Cancro e das Células Estaminais da Fundação Champalimaud.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Newsletter de quinta-feira.
Há mais de 100 ensaios clínicos em curso e um deles implicou o transplante de células para o cérebro, de forma a abrandar a doença de Parkinson.
Tratamentos com injeções penianas, concierges sexuais e aulas sobre o prazer sensual fazem parte da nova oferta turística de hotéis de cinco estrelas.
Rodrigo, 10 anos, tem uma doença hepática grave. Está na Sérvia a fazer um tratamento sem o aval da médica que o seguia em Coimbra. A justiça portuguesa considerou que ele corria perigo de vida e emitiu uma ordem para o pôr numa instituição. A família vive clandestina há oito meses por causa desta decisão. E até os irmãos já foram detidos, indevidamente.
Cada pessoa sente a dor de forma diferente, porque as vivências da infância e juventude influenciam a forma como o cérebro a interpreta. Tratá-la é vital e exige várias terapias. Se não o fizer arrisca-se a perder capacidades cognitivas.
O sucesso da clonagem de macacos pode ajudar a acelerar a investigação biomédica, mas este é um tema que tem vindo a causar controvérsia devido às questões éticas e de bem-estar dos animais. Carlos Fiolhais lembra que "a ciência funciona com discussões permanentes" aos seus limites.
Protetores do nosso código genético, é uma realidade que os telómeros se vão encurtando à medida que crescemos e envelhecemos.
Pedro Gomes, coordenador do projeto-piloto da semana de quatro dias, garante que é uma boa forma de reter talento. Balanço da experiência será conhecido antes do fim do ano.
A substância mostrou-se ser eficaz no tratamento de cancros da mama, próstata, cérebro, ovários, colo do útero, pele e pulmão. Foi batizada em homenagem a uma menina.
Uma equipa de investigadores do Reino Unido e dos Estados Unidos criaram o primeiro embrião sintético a partir de células estaminais, sem precisar de óvulos ou espermatozoides.