
Relatório salienta morte de Odair Moniz como sinal de insegurança em Portugal
Portugal perdeu uma posição na classificação na categoria de Estado de Direito, descendo para 33.º em 173 países, ficando atrás da Lituânia e Israel.
Portugal perdeu uma posição na classificação na categoria de Estado de Direito, descendo para 33.º em 173 países, ficando atrás da Lituânia e Israel.
O Livre levou a votos uma proposta alternativa, que acabou chumbada, na qual propunha que o PSD abdicasse de um dos seus oito lugares na primeira fila.
O antigo presidente do PSD disse que o PS e o Chega, sendo "os dois principais partidos da oposição", têm agora a "responsabilidade de não inviabilizar, de não bloquear a passagem do programa de Governo" no Parlamento.
Um mundo menos democrático e menos livre é um mundo mau para a UE e para os europeus e, principalmente, para todos aqueles que sofrem na pele as arbitrariedades do poder.
Passando pelo rock, jazz, reggae e fado, Portugal é tomado de assalto esta semana por grandes espetáculos nacionais e internacionais. O difícil é escolher um só.
Com 19 votos no Colégio Eleitoral, é provável que quem ganhar a Pensilvânia vença as presidenciais americanas. Dentro do estado, a eleição será decidida num pequeno grupo de condados com eleitorado flutuante, onde é quase impossível prever o resultado. Fomos conhecê-los e ouvir diretamente de quem vota porque prefere Kamala Harris ou Donald Trump.
A fragmentação política em si mesma não é necessariamente negativa: mais partidos significa ter mais opções políticas por onde escolher e potencialmente maior participação. A dificuldade surge depois pela incapacidade de forjar consensos ou maiorias que possam garantir estabilidade e governabilidade.
O mundo está cada vez mais autoritário e as democracias estão a regredir. Muitos Estados democráticos passaram a adoptar medidas autoritárias e repressivas e, por outro lado, muitos Estados autoritários reforçaram e consolidaram o seu poder.
Uma prisão portuguesa que precisa de mudar: tem baratas e percevejos. Os ativistas que querem mudar o mundo, ou pelo menos fazer uns exercícios de "desobediência civil" pré-preparada e ensaiada. E o que pensam os militantes do PSD de Rio e Rangel: é gente de confiança? Com quem se possa beber um copo? E pagam certinho?
No próximo sábado, talvez a contenda no PSD se resuma a isto: de um lado, alguém que aceita o charco; do outro, alguém que, pelo menos, não nega que ele existe.
Mais uma vez a reforma da Justiça volta a ser motivo de debate.
Estudo do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Social mede o desempenho democrático de 158 países desde 1975 e procura fornecer um diagnóstico sobre o estado das democracias em todo o mundo.
Relatório Global sobre o Estado da Democracia conclui que Portugal sofreu um retrocesso em áreas sensíveis: a independência judicial, ausência de corrupção e igualdade perante a lei.
O comentador e professor universitário Pedro Adão e Silva foi mandatado pelo Governo para preparar as comemorações do 25 de Abril. O dinheiro que vai receber está a causar indignação. E a duração do contrato também.
Segundo um documento, mais de 10 bandas foram contratadas em 2011 para promover o direito à liberdade de expressão e minar a atuoridade do líder venezuelano.
O presidente do Brasil não gostou de ser confrontado com o número de mortos pela polícia brasileira e lançou um ataque à Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos.