Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas

Sudão: bem-vindos à guerra esquecida

Rivalidades étnicas e tribais já provocaram 150 mil mortos e tornaram “normal” a violação massiva de mulheres, a escravidão sexual e as mutilações.

Relatório minoritário

A culpa

Na fábula, o lobo mata o cordeiro, depois de o acusar: “Se não foste tu, foi o teu pai!”. Descontando o cinismo, é possível passar daí ao problema geral da culpa, do perdão e da expiação

Geopolítica @plicada

Sahelistão

Na realidade, trata-se apenas de dilemas pessoais. O próximo marabuto coloca em prática toda a argúcia apreendida durante o treinamento, rapidamente concluindo que, entre não ser remunerado e enviado para os confins do deserto combater ou ficar pelo ar condicionado da capital, a opção torna-se óbvia.

João Carlos Barradas

A cimeira africana de Putin e os amigos de Prigozhin

Comunicado final do evento assinala o acordo sobre a necessidade de "indemnizações por prejuízos causados pela política colonialista" e "a reestruturação do sistema financeiro global".

João Carlos Barradas

Cimeira Rússia-África. A cartada africana de Putin

Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.

Talismã Xavier com Ana Bela Ferreira

Os obstáculos que o navio com cereais ucranianos tem de ultrapassar

Na segunda-feira, o primeiro carregamento de cereais partiu do porto de Odessa através do navio Razoni, com bandeira da Serra Leoa. O representante turco no Centro de Coordenação Conjunta (CCJ), em Istambul, afirmou esta terça-feira que o navio deverá chegar esta noite.

Uma Cerveja no Inferno

No século XIX, esta valorização da singularidade fez do desvio um valor paradigmático. Muitos escritores identificavam-se com os marginais e defendiam tudo o que provocasse horror à burguesia.

João Carlos Barradas

As amizades africanas de Putin

Proximidades soviéticas de ontem e interesses económicos de hoje explicam a ausência de condenação da Rússia, mesmo entre os países lusófonos.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30