Dezenas de professores e educadores protestam em Lisboa por menos carga horária
Docentes pedem também um número máximo de 19 alunos por turma.
Docentes pedem também um número máximo de 19 alunos por turma.
O ministério vai apresentar "uma proposta intercalar" antes de chegar a um valor final.
Manifestantes estão desde as 10h concentradas em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, num protesto marcado pelo som de buzinas.
Questionado sobre as preocupações levantadas pelos pais o ministro solidarizou-se com a situação daquelas famílias e comprometeu-se a dar uma resposta ao problema.
A interrupção começa um dia mais tarde, a 17 de dezembro, e as aulas serão retomadas três dias antes, a 2 de janeiro de 2026.
Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.
Um miúdo foi agredido com violência por um colega numa escola da Moita, em Almada. Os pais apontam para a falta de assistentes operacionais e professores de educação especial; os especialistas pedem tolerância zero.
As rendas altas e o aumento do custo de vida obrigam milhares de pessoas a ter dois empregos. Conheça quatro histórias de quem se desdobra entre aulas, hotéis, hospitais ou imobiliárias para conseguir pagar as contas ao fim do mês.
A escola pública está doente e a doença é bem mais grave do que aquilo que ficou à vista de todos com a pandemia da Covid. Esta é uma discussão que tem de ser feita de vez, sem frases feitas e mentiras descaradas que só escondem a realidade.
Há mais miúdos entre os 7 e os 15 anos para adotar do que bebés, mas esse continua a ser o critério dominante dos casais. A SÁBADO falou com pais adotivos que preferiram os mais velhos e com especialistas que garantem que é um mito que com mais novos é fácil. É que os desafios vão ser os mesmos.
Conheça quatro mulheres que não se arrependem da decisão de abdicarem da sua profissão em nome da família, mesmo enfrentando o estigma social da dependência financeira dos maridos. Defendem que estão mais presentes na vida das crianças e que estão felizes com a sua opção.
Dirigentes de associações de professores acusam o Ministério da Educação de sobrecarregar as escolas, e dizem que serviços mínimos "não dão sinais positivos" às negociações.
Nesse ano entraram também no sistema de acolhimento 136 crianças ou jovens estrangeiras não acompanhadas, 39 por mendicidade e 14 por suspeita de serem vítimas de tráfico de seres humanos.
São alunos com “necessidades especiais”, mas poucas respostas: há desigualdades nos ATL, agressões de colegas e incompreensão de alguns professores.
As consultoras imobiliárias tiram partido do "look" e do alcance que a rede social lhes dá para fazer marketing sem custos. As casas vendem-se depressa, asseguram.
Para os alunos do ensino público pré-escolar, básico e secundário as aulas do ano letivo 2021/22 começam entre 14 e 17 de setembro. Final das atividades letivas está agendada para os dias 7, 15 e 30 de junho.