O ano que podia ter sido
Para variar convido-vos esta semana para uma viagem esperançosa pelo ano que poderíamos ter tido.
Para variar convido-vos esta semana para uma viagem esperançosa pelo ano que poderíamos ter tido.
Entre os milhares de cursos disponíveis, 40 ficaram sem qualquer aluno colocado. Orlando Rodrigues, do Instituto Politécnico de Bragança, alerta que “os cursos que ficam com menos candidatos são os que fazem mais falta ao mercado de trabalho”.
Ex-ministra Elvira Fortunato falou com a SÁBADO no âmbito do Dia Internacional da Mulher na Engenharia, e alertou para a escassez das mulheres nesta área. "As crianças têm de ser estimuladas logo aos 6 anos e isso começa com o tipo de brinquedos que lhes damos".
A procura de explicações de preparação para as provas aumentou 8% em relação ao ano passado. A capacidade de resposta diminuiu devido à falta generalizada de professores. Apoios a Matemática, Física e Química, Biologia e Português são os mais pedidos.
Universidade Lusíada destaca papel da atividade cultural na formação humanista e transição para o mundo profissional
Nove em cada 10 (87,8%) conseguiram entrar numa das suas três primeiras escolhas, "os valores mais elevados dos últimos anos e um dos fatores mais relevantes para o sucesso académico", sublinha a Direção-Geral do Ensino Superior.
Há mestrados que custam mais de 15 mil euros e até quase 20 mil, mas também há outros com propinas exatamente iguais aos valores das licenciaturas.
Há 62 estabelecimentos de cariz universitário e politécnico em Portugal
O jovem artista emergente aconselha os candidatos a tirar o maior partido da jornada de descoberta e experimentação que é a universidade.
Apenas 16% dos candidatos ficaram de fora do Concurso Nacional.
Ricardo Serrão Santos já mergulhou em submersíveis científicos. OceanGate Expeditions tinha uma expedição aos Açores programada para maio de 2024.
As organizações querem candidatos dinâmicos, com pensamento crítico, competências digitais e criatividade. Já os jovens procuram ascensão rápida e organizações que deem valor à sustentabilidade. E depois há áreas, como a informática e as engenharias, em que não há recém-graduados para tantas ofertas.
Que futuro tem um País em que sistematicamente se rasgam os contratos sociais, mas há dinheiro para tudo o resto, da banca à TAP e à Efacec, sem que nos digam qual é o preço, as condições ou as implicações para os credores que somos todos nós?
As empresas precisam do talento jovem para renovar os seus quadros e entrarem na era digital, e por isso há muitos alunos que ainda não acabaram os estudos e já estão contratados. E mais: sucesso da série dispara interesse imobiliário em Rabo de Peixe; entrevista com o irmão do Presidente.
Procura o teu caminho entre as mais de meia centena de licenciaturas e vê se cumpres os requisitos para uma bolsa. A Universidade oferece várias.
Um em cada cinco membros do Comité Central estudou em universidades estrangeiras, mas depois não tentam replicar os modelos liberais. "Aprendem e depois levam o conhecimento técnico", critica especialista em relações internacionais.