Sábado – Pense por si

No país emerso

“Tu Nube Seca Mi Río”

O movimento, liderado por habitantes e agricultores locais, tornou-se símbolo da resistência ao modelo de desenvolvimento tecnológico que testa os limites ecológicos e a justiça social. O foco da contestação é o consumo massivo de água doce por parte de centros de dados.

Cuidados intensivos

Viver às escuras

O País ficou às escuras com um apagão colossal e singular. Porquê? Não sou especialista, mas leio os especialistas. E todos, com impressionante concórdia, relembram que a energia renovável, sem mecanismos para estabilizar a rede, é mais propensa a estes humores. Que tenciona o País fazer em relação a isto?

Carlos Torres

Mundial na Arábia Saudita: outra derrota dos direitos humanos?

Já começaram as críticas ao Mundial na Arábia Saudita, em especial relacionadas com as violações dos direitos humanos e com as más condições que muitos trabalhadores migrantes vão enfrentar. Para lá disso, também vai reinar a hipocrisia e a indiferença: os adeptos não vão deixar de ir aos estádios, tal como aconteceu no Qatar; e os vencedores de 2034 vão festejar na rua com o povo, tal como os milhões de argentinos que receberam a seleção em Buenos Aires, em 2022.

Ana Taborda

O poder estrangeiro que dominou Portugal

Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.

Alexandre R. Malhado

Alex Salmond (1954-2024)

Esteve na linha da frente do combate escocês pela independência. Enquanto primeiro-ministro, foi o rosto do referendo em 2014 e fez reformas profundas na região.

Negócios

IA da Microsoft reabre central nuclear polémica nos EUA

A central de Three Mile Island protagonizou o pior incidente nuclear em território norte-americano nos anos 1970. Agora, um dos reatores, que esteve em funcionamento até 2019, vai ser reativado para abastecer de energia os centros de dados para Inteligência Artificial da tecnológica.

Com os Pés na Terra

Faz frio cá dentro

Esta é uma das faces invisíveis da crise da habitação: além da escassez de casas, muitas das que estão disponíveis não são eficientes energeticamente, forçando muitas famílias a enfrentar condições precárias e a escolher entre aquecer as suas casas ou suprir outras necessidades básicas, como alimentação ou saúde. 

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana