Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
17 de junho de 2025 às 23:00

“Tu Nube Seca Mi Río”

O movimento, liderado por habitantes e agricultores locais, tornou-se símbolo da resistência ao modelo de desenvolvimento tecnológico que testa os limites ecológicos e a justiça social. O foco da contestação é o consumo massivo de água doce por parte de centros de dados.

Nos arredoresde Saragoça, na região de Aragão, Espanha, um novo protesto está a ganhar força. Não é contra fábricas poluentes nem contra minas, mas contra centros de dados. As gigantescas infraestruturas tecnológicas que sustentam a inteligência artificial, como o já famoso ChatGPT, que garantem o armazenamento na "nuvem" e os mais variados serviços digitais do quotidiano, estão a gerar revolta por parte das comunidades agrícolas locais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.