Sábado – Pense por si

Um dia com a ministra do Ambiente. "Não dou sequer oportunidade de estar sujeita a pressões"

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 08 de julho de 2025 às 23:00

Foi a melhor aluna do País no fim dos anos 70. Trabalha 16 horas por dia e não se assusta com crises. Maria da Graça Carvalho é viciada em redes sociais, porque “nada acontece até ser contado”, e nos próximos dias terá muito para contar: limites de preços e novos acessos nas praias.

Maria da Graça Carvalho escolhe a cadeira de forma a ficar a olhar para o mar durante o almoço, no restaurante Sal’mare, na Praia de Faro. Ao seu lado, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado — responsável pelo convite a uma série de entidades ambientais e políticas do distrito algarvio —, admite que o cenário é agradável, mas não supera o da praia de Matosinhos, onde vive. A ministra do Ambiente defende o Algarve, onde foi cabeça de lista da AD nas legislativas e onde passou sempre férias, entre a praia da Rocha, em Portimão onde os pais compraram casa), e a praia de Monte Gordo. Acabam a concordar com a terminologia "as praias portuguesas são as melhores".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.