Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

O (quase) fim da saga do novo banco

A Lone Star guardou o jogo até ao fim e sai do ex-BES com quase 5 mil milhões de lucro bruto. Os contribuintes podem recuperar agora perto de um terço do que emprestaram, mas só em 2046 - ou até depois - receberão a totalidade.

Bruno Faria Lopes

Padaria Portuguesa nas mãos de gigante espanhol após venda na casa dos 25 milhões

Depois de anos de expansão e de bons dividendos, a venda da rede controlada pelos primos José Diogo Quintela e Nuno Carvalho põe a quinta maior cadeia de restauração sob a alçada do gigante cervejeiro Damm. Maior desafio do negócio é a gestão dos mais de 900 trabalhadores - as lojas têm uma taxa de rotação de pessoal anual próxima dos 100%.

Da língua ao fado - as 21 ideias (e palavras) que definem o que é ser português

Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.

Carlos Torres

Jaime Faria. “O que ganhei na austrália já dá para salvar a época”

O seu objetivo é jogar todos os Grand Slams, pois em termos financeiros “é uma grande diferença, recebe-se 300 a 350 mil euros” e fica-se garantido. Jaime Faria, que já ganhou um set a Djokovic, recorda a infância, quando ia com o pai para os museus, e fala do treino mental e da paixão pelo Sporting - e de Gyökeres.

Raquel Lito

Manuel Marques: “O humor foi uma forma de combater o bullying. Era o mais baixinho do liceu”

Na escola, em Setúbal, desarmou os bullies pelas piadas. Nos tempos de faculdade, mudou-se para um T1 comprado pelos pais, na Graça, em Lisboa, onde fez remodelações sistemáticas – até afagou o chão. Desistiu do Design para ser ator e, entre os alvos das imitações, tem em Mário Centeno um fã. Reparte as atenções pelas filhas (Inês, de 18 anos, e Elisa, de 9), pela companheira (a atriz Beatriz Barosa), pelas viagens, pelas obras e pelos Legos.

Os mitos de D. Afonso Henriques

Era violento e lutou contra a mãe, mas também fez alianças com cruzados e mouros, pois sabia que precisava deles para povoar o território. Mais de 900 anos depois, partimos à descoberta do primeiro Rei português. E ainda: o boicote às marcas americanas; e a paz podre no PSD.

Ana Taborda

O poder estrangeiro que dominou Portugal

Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)