A gestão da dívida da troika
No próximo ano, Portugal pagará €3 mil milhões aos dois fundos europeus da troika, com quem continua a negociar, com vantagem, os prazos e as taxas.
No próximo ano, Portugal pagará €3 mil milhões aos dois fundos europeus da troika, com quem continua a negociar, com vantagem, os prazos e as taxas.
Da quarta descida consecutiva do IRS à timidez no "imposto mais estúpido do mundo", passando por aumentos salariais - e pelo otimismo na economia. As linhas essenciais da proposta de Orçamento do Estado para 2026, apresentada pelo Governo.
A dificuldade que o Orçamento encontrará é, mesmo, o seu equilíbrio.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.
"Dadas as dificuldades do crescimento a longo prazo e das mudanças demográficas, os riscos para a sustentabilidade da dívida pública continuam significativos a médio e longo prazo", refere o relatório anual.
O problema crónico das contas públicas não foi tema no debate entre Montenegro e Pedro Nuno. Está a deixar de ser um problema, precisamente na melhor altura.
As tarifas fazem parte do objetivo de enfraquecer o dólar, trazer de volta a indústria e forçar uma aliança que isole a China, eleita como adversário estratégico dos EUA. A tática de coerção arrisca gerar resultados opostos – e minar irreversivelmente a confiança no dólar e na dívida americana.
A newsletter desta sexta-feira
Trump estava pronto para aguentar as quedas em Wall Street se houvesse o comportamento normal nestas alturas: uma fuga para o refúgio dos títulos do Tesouro. Aconteceu o oposto, com muita dívida soberana dos EUA a ser despejada no mercado. O risco de uma crise financeira forçou a mão do presidente dos EUA.
Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.
Durão Barroso diz que o ex-Presidente dos EUA cometeu uma “humilhação desnecessária” ao classificar a Rússia como potência regional – e que Putin está a tentar provar o contrário.
Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.
"O principal problema que existe no sistema bancário português é o Banco Espírito Santo", disse o presidente da comissão executiva do BPI ao ministro das Finanças em 2013. Ulrich é hoje ouvido no âmbito do julgamento do caso BES/GES.
Falta de divisas para pagar a dívida e as importações, risco de incumprimento e uma palavra à vista: austeridade. A crise económica põe o arquipélago de 1.200 ilhas, destino de férias de luxo, muito perto da rutura.
Taxação mínima para os mais ricos, reestruturação da dívida soberana e um plano global para a regulamentação da inteligência artificial estão entre as propostas ambiciosas do acordo aprovado pela Assembleia-Geral da ONU.
O BCE decidiu cortar as taxas de juro em 25 pontos base, pela segunda vez, depois de um ciclo de aperto monetário que durava desde o verão de 2022. A deliberação tomada esta quinta-feira pelos governadores já era esperada pelo mercado.