
José Sócrates começa a ser julgado a 3 de julho
Ex-primeiro-ministro não esteve presente na sessão que estipulou a data para o arranque do julgamento.
Ex-primeiro-ministro não esteve presente na sessão que estipulou a data para o arranque do julgamento.
A autarquia recusou mostrar à SÁBADO as faturas dos almoços dos membros do executivo, para que a revista pudesse escrutinar quem estava presente e o que se gastou. Perdeu a primeira ação em tribunal, recorreu e voltou a perder. Os documentos mostram como durante 10 anos o vice-presidente, hoje ministro das Infraestruturas e Habitação, faturou à autarquia dezenas de refeições com personalidades ligadas ao PSD numa altura em que foi dirigente e candidato à liderança do partido.
Decisão da Relação foi conhecida esta quinta-feira e repõe quase na totalidade a acusação do Ministério Público.
Foi condenado pelos crimes de peculato, abuso de poder, participação económica em negócio, falsificação de documentos e tráfico de influência.
Adjudicação à Fujitsu causou revolta a concorrente, que cobrava menos. Fujitsu reconhece à SÁBADO que reuniu com funcionários da Presidência antes de ser lançado o concurso público.
O processo 'Operação Cavaleiro' conta com quatro arguidos que respondem por um total de 42 crimes.
O ex-diretor do Museu da Presidência está em tribunal e Belém constituiu-se assistente. Resultado: já gastou uma pequena fortuna em advogados.
Questionado se tinha planeado obter benefícios económicos pessoais graças aos presépios, mas às quais podia ter acesso enquanto diretor do Museu da Presidência, Diogo Gaspar respondeu: "Não, claro que não".
As declarações de governantes socialistas foram prova suficiente para que o juiz de Instrução deixasse cair crimes da acusação referentes ao empreendimento de Vale do Lobo.
Adjudicação de obras públicas e apoio à internacionalização do Grupo Lena: eis como o ex-primeiro-ministro e o amigo planearam ganhar milhões a partir da chegada de Sócrates ao poder. Até à próxima sexta-feira, dia da decisão do juiz Ivo Rosa, a SÁBADO vai publicar vários textos que retratam o essencial da acusação e das defesas dos arguidos.
Segundo o Ministério Público, José Sócrates e Ricardo Salgado foram os expoentes máximos de várias pessoas que terão conspirado para usar os cargos que exerciam para se apoderarem de muitos milhões de euros. Até à próxima sexta-feira, dia da decisão do juiz Ivo Rosa, a SÁBADO vai publicar vários textos que retratam o essencial da acusação e das defesas dos arguidos.
"Facilmente se desmonta esta cabala para acabar comigo e com a minha carreira e com o museu da presidência", defendeu Diogo Gaspar, em julgamento.
Fase de instrução da Operação Marquês recomeça, esta segunda-feira, com alegações da defesa de Carlos Santos Silva. Advogada defende que a investigação deve ser anulada, porque começou com ilegalidades
"As fontes que vocês têm estão um pouco desorientadas", disse o primeiro-ministro aos jornalistas enquanto entrava para a segunda sessão de inquérito.
Administradores da equipa de Santos Ferreira – incluindo o governador do Banco de Portugal – que aprovaram o crédito sem debate ou confronto de posições podem ser alvo de ações judiciais.
Diogo Gaspar está acusado de tráfico de influências, falsificação, peculato e abuso de poder.