Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Superior abre mais de 55 mil vagas

Porta de entrada no ensino superior público, o concurso nacional de acesso disponibiliza 55.166 lugares para o próximo ano letivo. As candidaturas arrancam a 22 de julho.

14 junho 2024 17:15

Para o candidato, é chegada a hora de escolher onde estudar e o que estudar. Universidade ou politécnico? Economia ou Gestão? Literatura ou Psicologia? Engenharia ou Medicina? As perguntas refletem as dúvidas. São muitas. O mais sensato é começar a reunir informação para  sacudir a ansiedade própria do momento. Quanto mais informada for, melhor será a decisão.

Comecemos por abrir a principal porta de entrada no ensino superior público: o concurso nacional de acesso. Para o ano letivo de 2024/2025, o concurso estabelece um novo recorde de vagas: 55.166, mais 158 do que no ano anterior. Opções não faltam aos candidatos. A oferta das 34 universidades e politécnicos compreende 1.114 cursos em todas as áreas do conhecimento.

A área das competências digitais, que tem sido prioridade governativa, ganha 252 vagas face ao ano passado, perfazendo um total de 9.355 lugares existentes. Também as licenciaturas em Educação Básica, que formam para a profissão de professor do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, registam um aumento de 38 vagas, disponibilizando no global 993. Já nos sempre muito disputados cursos de Medicina foram criadas mais 13 vagas, totalizando 1.554 o número nesta primeira fase do concurso. A Universidade de Coimbra oferece mais oito do que no ano passado, disponibilizando agora 268, e a Universidade da Beira Interior abre mais cinco, atingindo as 150. Também nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos há um ligeiro acréscimo na oferta: 46 lugares, para um total de 4.036.

O curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa continua a ser o que admite mais estudantes. Para 2024/2025 existem 445 vagas, as mesmas do ano passado. Já o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa é a instituição que coloca mais lugares a concurso face ao ano passado: 138. O Politécnico de Lisboa aumenta 91 lugares e os Politécnicos de Coimbra e de Leiria crescem cerca de 30 lugares cada. A Universidade do Porto, que é a segunda maior universidade do País, sobe as vagas de 4.669 para 4.714. Em contrapartida, o Politécnico de Bragança apresenta menos 140 vagas do que em 2023. Nas restantes instituições do Interior, não se registam diferenças assinaláveis.

Este ano, pela primeira vez, foram divulgadas em simultâneo as vagas para o regime geral, os regimes especiais e os concursos especiais de acesso ao ensino superior público e privado, para o ano letivo de 2024/2025. Ao todo, são disponibilizadas 99.986 vagas distribuídas por diferentes vias de ingresso, no ensino superior público e no ensino superior privado.

Calendário do concurso

A candidatura às instituições de ensino superior público é feita através da plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) a partir de 22 de julho e até 5 de agosto. Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso serão conhecidos a 25 de agosto, iniciando-se as matrículas no dia seguinte e terminando no dia 29. A segunda fase do CNA decorre entre 26 de agosto e 4 de setembro e a terceira e última vai de 21 a 24 de setembro. A candidatura ao concurso especial para maiores de 23 anos é feita junto de cada faculdade dentro do calendário que define.