Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Um lugar à espera no ensino superior

Universidades e politécnicos públicos lançam este ano 55.956 vagas. Há mais lugares disponíveis em competências digitais, formação de professores e notas mais altas. As candidaturas arrancam a 21 de julho

12 junho 2025 14:16

O ensino superior é uma nova fase na vida do estudante. O início de um novo ciclo de estudo. O que estudar? Onde estudar? Embora exista sempre a hipótese de corrigir, mais adiante, uma decisão que não correspondeu às expetativas, quanto mais informado estiveres nesta altura, melhor. Há boas notícias para o ano letivo 2025/2026. Mais vagas e mais tempo para decidir.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, são 55.956 as vagas fixadas para a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior público, cujas candidaturas arrancam no dia 21 de julho.

Se concorres no campeonato das "grandes notas", vais gostar de saber que os cursos com notas de excelência, ou seja, aqueles que deixam alunos com notas de 17 ou mais valores de fora, por falta de vaga, vão ter mais 432 vagas do que no ano passado. Totalizam este ano 4.500 lugares, distribuídos por mais de duas dezenas de formações. Aumentam as oportunidades.

Ser professor, porque não!?... O concurso disponibiliza 1.197 vagas para futuros professores nos anos iniciais de escolaridade, mais 20% do que no ano passado.  Também há incentivos. Quem escolher este caminho não vai pagar propinas. Para tornar a profissão de professor mais atrativa, o  ministro da Educação do Governo anterior aprovou 2.500 bolsas de estudo, o que isenta todos os novos estudantes nas licenciaturas e mestrados nas áreas de ensino.

Para quem, neste momento, prepara a sua candidatura ao ensino superior, outra área de estudo que também oferece mais oportunidades são as competências digitais, em que se verifica um défice de talento face às necessidades das empresas. Se estás a olhar para uma carreira nas tecnologias, há muito por onde escolher nos 9.414 lugares abertos pelas instituições de norte a sul do País em universidades e politécnicos.

A sempre procurada Medicina, que continua a captar médias muito altas e cujas vagas esgotam na primeira fase, ganha este ano mais lugares, mas só para estudantes internacionais e nos regimes especiais.

Aos 55.956 lugares, atrás referidos, abertos pelas instituições no Concurso Nacional de Acesso acrescem 20.862 vagas dos Concursos e Regimes Especiais. Contas feitas, o sistema público de educação superior disponibiliza um total de 76.818 vagas para o ano letivo 2025/2026, mais 691 do que no ano passado.

O Concurso Nacional de Acesso organiza-se em três fases, sendo as candidaturas submetidas online através do site da DGES – Direção-Geral do Ensino Superior. Toda a informação necessária é publicada no site da DGES, nomeadamente o regulamento, os pré-requisitos, as classificações mínimas, a fórmula da nota de candidatura e as vagas. É para lá que deves dirigir agora a tua atenção.


Calendário

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em 2025


1.ª fase

Candidaturas: 21 de julho a 4 de agosto
Resultados: 24 de agosto
Matrículas: 25 a 28 de agosto


2.ª fase

Candidaturas: 25 de agosto a 3 de setembro
Resultados: 14 de setembro
Matrículas: 15 a 17 de setembro


3.ª fase

Candidaturas: 23 a 25 de setembro
Resultados: 1 de outubro
Matrículas: 1 a 3 de outubro