Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Violadas quebram silêncio

Andreia sofreu às mãos do violador de Telheiras, Cristina foi vítima do marido, Maria do namorado da irmã e Ana do padrasto. Numa altura em que se multiplicam notícias de casos, a SÁBADO recolhe quatro testemunhos de quem denuncia e tenta ultrapassar o trauma.

Tomás Guerreiro

Quem são e como atuam os maiores traficantes de cocaína em Portugal

Desenvolveram contactos internacionais, criaram estruturas locais de distribuição, conseguiram milhões de euros e aplicaram a lei das ruas para vingarem durante anos no submundo português do tráfico de drogas. Uns caíram e estão presos, um ainda não. Estas são as histórias dos grupos liderados por Samir, Xuxas, Bianchi, Carvalho, Joaquim e Clarinha.

Sónia Bento

Os miúdos devem ajudar em casa?

Sim. Limpar o pó, arrumar a loiça ou pôr a mesa são coisas que os pais têm de ensinar aos filhos porque lhes dá competências, responsabilidade, segurança e autoestima.

Rita Rato Nunes

A Presidência aberta de Aguiar-Branco

Gravou um disco com Rui Veloso, sabe tocar o Malhão, Malhão no acordeão. Prepara uma conferência de líderes em 9 minutos e recebe dois embaixadores na mesma hora. O presidente do parlamento não quer ser uma peça decorativa: ambiciona mudanças a começar pela Justiça e quer “abrir as portas” da Assembleia. A SÁBADO acompanhou Aguiar-Branco durante dois dias.

Diogo Barreto

Gangue raptou três homens e marcou-os com uma faca em brasa

Três homens foram mantidos cativos durante vários dias e alvo de tortura, incluindo chicotadas com fios elétricos e espancamentos. Membros do gangue foram detidos pela Unidade de Contraterrorismo da PJ e aguardam julgamento.

Lusa

"A Origem do Mundo" de Courbet atacada

Duas mulheres etiquetaram "Me Too" a vermelho nesta obra de Coubert. A obra que está no Centre Pompidou-Metz, em França, estava protegida por um vidro.

Razão e emoção

Consequências do aborto na saúde mental

Uma grande percentagem das mulheres destes estudos que levaram a cabo IVGs manifestaram sintomas depressivos e de ansiedade, mas a verdade é que estes sintomas já estavam presentes antes do aborto, pelo que estes sinais não são, portanto, uma consequência necessária do procedimento.