A guerra híbrida e a degeneração interna
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A nova série espanhola da Netflix convida a uma viagem claustrofóbica a um bunker onde privilégio, rutura emocional e poder se confrontam no fim do mundo.
A Constituição aprovada a 2 de abril de 1976 constitui, como, aliás, todas as suas congéneres, um pacto social. O texto da Lei Fundamental é produto das tensões entre as forças político-sociais que se afirmaram no período de dois anos que mediou entre a Revolução de Abril e o término dos trabalhos da Assembleia Constituinte.
O novo secretário-geral da FENPROF explica porque convocaram uma greve às provas ModA, sublinha que o número de alunos sem professores não é conhecido por motivos políticos, e que é urgente tornar a profissão cativante.
Francisco “tentou resgatar o melhor da humanidade” e “aceitou discutir questões que os seus antecessores tinham dito que não eram para discutir”. Depois dele, a Igreja Católica não pode voltar a ser a mesma.
O problema não é só de vontade política. É de método, ética e visão integrada. E são sistémicos, porque são interdependentes.
Mulheres à procura de liberdade, amarras religiosas, cenas rápidas, muitos diálogos. Os livros do recém-nomeado governante estão cheios de lugares e palavras comuns.
Estreia em Portugal esta 5.ª, 20, a sequela de um sucesso que, há 25 anos, juntou Selton Mello a Fernanda Montenegro numa comédia de cowboys. A história de um êxito que a nostalgia recuperou.
Da mesma maneira que a publicação de "índices de percepção" acerca da corrupção não fazem qualquer mossa no desenvolvimento dessa nociva actividade económico-social, a propaganda sobre a "insegurança" de nada serve no que respeita ao combate à criminalidade.
"Não podemos nunca dissociar os índices de saúde oral do facto de quase 20% da população estar na pobreza", sublinha o bastonário da Ordem dos Dentistas.
Quanto mais acentuado for o fosso entre os mais ricos e os mais pobres, maior o risco de recrudescimento dos fenómenos corruptivos e menor o grau de participação cívica na sindicância do exercício dos poderes públicos.
Ao centro, marchar, marchar: na economia, imigração e democracia. E o que não se sabe sobre onde se situa o almirante: na saúde, na educação, em como exercer o mandato. O que pensa e como pensa o protocandidato.
Quando Von der Leyen negoceia com os Verdes Europeus temos um Pacto ecológico europeu e uma agenda social, e quando negoceia com Meloni e a direita radical temos uma mão cheia de nada.
Conta mais a percepção sobre a realidade do que a própria realidade, e os nossos líderes estão cada vez melhores a vender a sua percepção, contribuindo para o desinteresse dos eleitores.
"Não é possível vencer a pobreza, as desigualdades sociais, as justiças, sem uma alteração radical das políticas que têm vindo a ser seguidas. Sem uma elevação dos salários e do investimento público", considerou João Ferreira.
Estes objetivos procuravam promover um equilíbrio entre os pilares económico, social e ambiental, apesar de terem sido pouco discutidas as tensões entre o crescimento económico a equidade social e a sustentabilidade ambiental plasmadas nesta agenda.