Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas

Sudão: bem-vindos à guerra esquecida

Rivalidades étnicas e tribais já provocaram 150 mil mortos e tornaram “normal” a violação massiva de mulheres, a escravidão sexual e as mutilações.

Surto de violência tribal no Sudão faz pelo menos 105 mortos

Os confrontos são o resultado de disputas entre as tribos Hausa e Berta devido a questões relacionadas com uma disputa pela liderança da administração desta região do Nilo Azul, e agravaram-se depois da morte de um agricultor em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Márcia Sobral

Quais os mecanismos para provar um crime como o genocídio?

Joe Biden já chamou “assassino” a Putin e terá sido o primeiro chefe de Estado a falar em “crimes de guerra”, mas esta semana foi mais longe e usou a palavra “genocídio”. Zelensky disse que se tratavam de “palavras de um verdadeiro líder” mas como pode o crime de genocídio ser provado e quais os caminhos até lá chegar?

Ana Bela Ferreira

Biden acusa Rússia de "genocídio"

Presidente francês foi mais contido e não alinha no uso da palavra "genocídio". Já Zelensky elogiou a coragem de Biden de usar as "palavras verdadeiras".

Maria Henrique Espada

Moçambique: o salvador com um cadastro inquietante

O exército ruandês de Paul Kagame trouxe paz ao Norte do país a braços com as milícias islamistas. Mas mais abaixo, em Maputo, há dissidentes ruandeses desaparecidos ou assassinados a tiro no meio da rua, em emboscadas de filme.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana