Sábado – Pense por si

6
André Santos

Os novos heróis que vieram das consolas

Com resultados fracos no cinema e muitos projetos para televisão cancelados, as adaptações de jogos jamais correram bem. Contudo, o panorama tem mudado: acaba de estrear Halo e vêm aí outras.

O moralista

Nos tornozelos de gigantes

DeSilva cita os casos de Wordsworth, que moldou o Romantismo em 290 mil quilómetros de passeatas, de Kant, Beethoven, Jonathan Swift, passeantes obsessivos. E parafraseia Nietzsche: “Todos os grandes pensamentos são concebidos a andar.” Levantem agora o rabo desse sofá.

Donald Ray Pollock
Pedro Henrique Miranda

Para Donald Ray Pollock, "pode sempre correr mal no fim"

Autor maior de westerns modernos como Sempre o Diabo – adaptado pela Netflix a filme com Robert Pattinson e Tom Holland – Donald Ray Pollock utiliza violência, sordidez e humor negro como principais armas. Releia a entrevista de 2019 ao autor a propósito do seu terceiro livro, Banquete no Paraíso.

7
Rita Bertrand

Como a literatura e o cinema anteciparam as pandemias

Sófocles incluiu uma epidemia em larga escala no "Rei Édipo", no cinema, os filmes "Contágio" e "Fora de Controlo" são dois clássicos. Stephen King, em "A Dança da Morte", ficcionou uma super-gripe altamente contagiosa, que dizima 99% da humanidade.

Silêncio (Trailer Legendado).mp4
Tiago Santos

Crítica de cinema: Silêncio

O novo filme de Scorsese é quase solene, lento, denso e estático, estando longe do dinamismo visual que o cineasta nos habituou

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30