Sábado – Pense por si

Da língua ao fado - as 21 ideias (e palavras) que definem o que é ser português

Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.

Bruno Faria Lopes

Portugueses em Moçambique não estão de saída e relativizam o medo

António viu os seus armazéns serem pilhados, Maria foi para África do Sul com os filhos no início das manifestações, Jaime manteve a família mais tempo em Lisboa depois do Natal. Os portugueses admitem as suas preocupações sobre a segurança e a economia moçambicana no futuro, mas não estão dispostos a sair a correr de um país onde gostam de viver - e onde têm negócios e, em alguns casos, raízes familiares.

No país emerso

Para 2025 desejo menos. Muito menos

O Natal, mesmo para quem o vive de forma cultural e já não religiosa, deveria estar ligado aos valores da solidariedade, do altruísmo e da introspeção. A importância da família subsiste, ainda que há custa da sanidade mental de muitos. De resto, o consumismo parece ser o valor que mais nos move.

Sónia Bento

Júlio Isidro: “As bolas de Natal eram nozes que eu pintava"

Em miúdo, a árvore de Natal de Júlio Isidro era natural, decorada com pedacinhos de algodão, nozes e velas. A atual é artificial e tem bolas douradas. O apresentador, que tem um presépio com mais de 70 anos, diz que não resiste aos coscorões da sogra.

Pedro Henrique Miranda

Os pratos de Natal de 6 talentos da gastronomia

Já é uma tradição nossa: juntámos chefs que estão a despontar na gastronomia nacional e pedimos-lhes que nos apresentassem um prato para a consoada. Conheça estes seis talentos.

Sónia Bento

Andreia Rodrigues: "Gostamos da árvore com muitos enfeites"

Bolas, azevinho, pais natais, esquilos, sombrinhas, estrelinhas personalizadas e luzes brancas compõem a decoração da árvore da apresentadora de televisão, que este ano fez tudo em família, “ao som de músicas de Natal”.

Deus existe? As respostas da ciência

Vários especialistas apresentam novas pistas para uma pergunta tão antiga quanto a humanidade: Deus existe? E ainda: entrevista ao antigo diretor-geral de Saúde e dois temas de Natal – o almoço dos jotas e as sugestões de Consoada dos chefs emergentes

Sónia Bento

Cláudia Vieira: “Gosto de Espalhar Natal pela casa toda"

A atriz só monta a árvore depois do aniversário da filha e este ano atrasou-se. Mesmo assim, juntou a família e foi ao som de músicas de Natal que a decorou em tons de vermelho e dourado. Apesar de gostar da época, confessa que dispensa o bolo-rei.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)