Caveat emptor ou não
Mudar os nossos padrões de consumo tem custos de transação caros. Pense só no tempo que demoraria para ver e comparar o preço de cada peça que quer comprar nos saldos.
Mudar os nossos padrões de consumo tem custos de transação caros. Pense só no tempo que demoraria para ver e comparar o preço de cada peça que quer comprar nos saldos.
Há redes nacionais e internacionais de crime organizado que criam mensagens de telemóvel, emails e perfis falsos nas redes sociais com o intuito de enganá-lo e fazê-lo divulgar os seus dados pessoais, códigos bancários ou fazer pagamentos e investimentos em produtos inexistentes. Deixar o mundo digital não é opção, mas há formas de reconhecer o perigo e reduzir o risco de cair num engodo. A SÁBADO conta-lhe a história de seis vítimas e os conselhos de seis especialistas em cibersegurança.
Os preços da tarifa de energia no mercado regulado de eletricidade vão baixar a partir de 1 de abril. A ERSE estima uma redução média de 3% na fatura mensal para os clientes domésticos.
Lançado quando se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o roteiro da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) pretende incentivar o debate público sobre as condições de vida dos consumidores.
Contratar um tarifário de eletricidade para aquecer a casa, outro para os eletrodomésticos e ainda outro para o carro elétrico? A Deco defende que as famílias possam contratar vários fornecedores de energia ao mesmo tempo.
Entidade reguladora justifica aumento dizendo que os mercados de energia estão "particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia"
Este aumento produz efeitos a partir de 01 de outubro.
no Dia Mundial do Veículo Elétrico
Qualquer família pode dirigir-se a um comercializador do mercado regulado e celebrar o contrato, a partir do momento em que as medidas sejam publicadas em Diário da República.
É cada vez mais importante associar o conforto térmico à importância da qualidade do ar nos espaços fechados em casa, no trabalho, nos locais de comércio ou de lazer. Pelo nosso bem-estar e pela nossa saúde. E pela do planeta.
O Comercializador de Último Recurso - que fornece todos os clientes que não optaram por um comercializador de mercado -- garante o abastecimento aos consumidores no caso de o respetivo comercializador ficar impedido de o fazer, seja por impedimento legal, ou insolvência.
A subida de 1,05 euros por mês, em média, para a maioria dos consumidores de eletricidade em mercado regulado entrou em vigor este mês.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta quarta-feira que a partir de 01 de outubro, o preço da tarifa de Energia do mercado regulado vai aumentar em 5 euros por MWh.
No total da fatura de eletricidade (com IVA), traduz-se num aumento de cerca de 1,05 euros na fatura média de um casal sem filhos (com potência contratada de 3,45 kVA) e de 2,86 euros para o consumo de um casal com dois filhos (potência de 6,9 kVA).
Em comunicado, a ERSE adianta que, "atendendo à redução de -0,6% ocorrida em janeiro, com esta atualização, a variação tarifária média anual entre 2021 e 2020 será cerca de 0,9%".
Um dos visados na investigação é o ex-vereador do Urbanismo Manuel Salgado. Estão em causa suspeitas de abuso de poder, participação económica em negócio e corrupção.