Estudo sugere que alterações climáticas prejudicam desenvolvimento infantil
Aumento de temperaturas pode estar relacionado com atrasos em marcos de desenvolvimento em crianças, revela o estudo da Universidade de Nova Iorque
Aumento de temperaturas pode estar relacionado com atrasos em marcos de desenvolvimento em crianças, revela o estudo da Universidade de Nova Iorque
“Mais de 200 milhões de crianças estão a sofrer no meio da violência, da fome, das crises climáticas e do colapso de serviços essenciais", alerta a Unicef.
Desde que regressou à Casa Branca, em janeiro, o governante, cético em relação às alterações climáticas, revogou ou enfraqueceu várias medidas que promoviam a transição para os veículos elétricos.
Em Belém, as negociações climáticas decorreram esta sexta-feira à porta fechada. André Corrêa do Lago, presidente da COP30, afirmou que cabe aos países apresentarem propostas e soluções claras.
Com tudo para ser decisiva, a 30.ª edição da Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas foi só mais uma. O pulmão do mundo não inspirou os líderes dos 196 países a chegarem a bom porto: não há roteiro para a redução do consumo de combustíveis fósseis.
Um incêndio atingiu esta quinta-feira um dos pavilhões da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que este ano decorre em Belém, no Brasil. Pedro Cunha, português presente na cimeira e o jornalista do NOW Diogo Carreira explicam os contornos da situação.
Um grupo de manifestantes, incluindo muitos indígenas, invadiram o recinto onde decorre a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que decorre em Belém, no estado do Pará, Brasil. Com gritos de ordem a exigir a proteção das florestas, acabaram por ser travados pelos seguranças, já no interior do edifício.
Um grupo de manifestantes, incluindo muitos indígenas, invadiram as instalações da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que decorre em Belém, no estado do Pará, Brasil. Com gritos de ordem a exigir a proteção das florestas, acabaram por ser travados pelos seguranças, já no interior do edifício.
"Evitar inundações, erosão costeira, catástrofes naturais e segurança contra os grandes incêndios é segurança nacional", diz a ministra do Ambiente.
A COP30 decorre em Belém, no estado brasileiro do Pará, e junta vários países para o debate sobre o clima, com o objetivo de traçar metas e definir objetivos para o combate às alterações climáticas.
Portuguesa coordena equipa do Parlamento Europeu na conferência pelo clima da ONU, que arranca esta segunda-feira no Brasil.
A ausência dos EUA na COP30 não surpreeende os ambientalistas, mas gera preocupação. Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, acredita que a transição energética irá acontecer, mas relembra que o consumo global de energia tem vindo a aumentar.
O primeiro-ministro espanhol pediu, esta sexta-feira, aos líderes mundiais presentes na cimeira do clima da ONU, para que tomem medidas urgentes contra as mudanças climáticas, alertando que as temperaturas globais podem subir mais de dois graus Celsius na próxima década.
Ativistas ambientais projetaram mensagem climáticas em edifícios icónicos do Rio de Janeiro, na quarta-feira à noite, numa altura em que os líderes mundiais começam a chegar ao Brasil para a COP30.
Ursula von der Leyen também deixou uma mensagem de otimismo antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
Um relatório das ONU indica que o mundo está longe de controlar o aquecimento do planeta, com os países a avançarem lentamente na adoção de medidas climáticas, ao mesmo tempo que os eventos extremos são cada vez mais frequentes e severos.