Oito filmes e séries para (re)descobrir João Canijo (1957-2026)
No rescaldo da sua morte, estes são os títulos que ajudam a contar a história de um dos mais emblemáticos cineastas nacionais - alguns dos quais, disponíveis gratuitamente em streaming.
No rescaldo da sua morte, estes são os títulos que ajudam a contar a história de um dos mais emblemáticos cineastas nacionais - alguns dos quais, disponíveis gratuitamente em streaming.
Nascida da crítica política e social, "O Nariz de Cleópatra, Pois Claro!" ganha novo fôlego nas palavras de Cristina Carvalhal. Uma comédia absurda que nos traz o passado e o futuro para questionar o presente, em cena desta sexta-feira, 12, a 5 de outubro.
A solução de considerar apenas o sexo à nascença cria, igualmente, situações pouco práticas, se não mesmo aberrantes, como o Supremo britânico afirmou querer evitar.
Aquele rapaz existia no início dos anos 2000 para a minha geração como existia agora para a geração da minha amiga.
Machista assumido (por força da educação, da formação, até do "e então, porque não?"), ele tentava ser um tipo decente todos os dias
Nem adormecida nem desencantada, Capicua reage ao presente, ergue a caneta e traz-nos "Um Gelado Antes do Fim do Mundo". Falámos com ela.
Pela televisão, ela viu dois homens feitos chorarem porque o treinador do clube do coração ia mudar de emprego.
A obra de Sade permanece uma das reflexões entre a literatura, a filosofia e política que leva mais longe o confronto com o interdito, e por isso não se pode pensar a censura sem o referir.
O agressor, é, na maior parte das situações, desconhecido da vítima (31%).
Partilhar as tarefas domésticas, ter relações sexuais satisfatórias e ter independência económica foram considerados os aspetos mais relevantes a considerar no início de uma relação.
A propósito da rescrita de autores clássicos, o autor desenterrou um caso nos Estados Unidos que diz exemplificar a atitude "atentatória da liberdade" na cultura literária. Em resposta às críticas por ficcionar uma personagem trans, diz: "Eu não retrato comunidades".
Debaixo de chuva, as milhares de pessoas que se juntaram junto à Fonte Luminosa não arredaram pé e vincaram a sua presença com cartazes, palavras de ordem e tambores.
"O capitalismo colapsa sem o trabalho doméstico das mulheres", defende Cheila Collaço Rodrigues, ativista do núcleo de Lisboa da Rede 8 de Março.
A personagem "Lola" vai passar a ser representada pela atriz trans Maria João Vaz. Produção foi acusada de ser "transfake".
Adoro um bom tema fraturante – e eu ainda sou do tempo em que a expressão “tema fraturante” era dita sem desdém.
O homem já se habituou a tudo, da cera para a barba à depilação. Só não lhe peçam para se habituar ao rabo de uma mulher.