Sábado – Pense por si

João Vaz de Almada, em Maputo

Daniel Chapo é o novo presidente da Frelimo

Presidente da República de Moçambique foi eleito hoje presidente do partido Frelimo, no poder em Moçambique desde a independência, com 243 votos a favor e duas abstenções. Centro de Integridade Pública deu entrada com uma providência cautelar alegando incompatibilidade de funções.

Lusa

Pelo menos 56 mortos e 152 baleados em dois dias em Moçambique

Protestos e desacatos seguiram-se à proclamação, pelo Conselho Constitucional de Moçambique, de Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), como vencedor da eleição a Presidente da República, com 65,17% dos votos.

Lusa

Manifestantes bloqueiam avenidas no centro de Maputo

Manifestação foi convocada mais uma vez pelo candidato derrotado nas presidenciais, Venâncio Mondlane. "Eu votei no Venâncio, é povo no poder. Tem de haver mudança", diz à Lusa Lolita Langa, uma das manifestantes.

No país emerso

Quem mandou matar Elvino Dias?

Elvino Dias foi brutalmente assassinado por quem tinha medo da sua coragem e competência para usar o Direito e os Tribunais moçambicanos em defesa da democracia, apurando a verdadeira vontade popular. O seu assassinato visa também desincentivar outros advogados moçambicanos que ousem ter ideias semelhantes.

Marco Alves

Retornados: as memórias da boa vida nas colónias

Para milhares de portugueses, Angola e Moçambique foram um paraíso irrepetível, um mundo de novas oportunidades, com um cinema em cada bairro, festas, lojas da moda e praias de águas quentes.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana