Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
23 de outubro de 2024 às 23:00

Quem mandou matar Elvino Dias?

Elvino Dias foi brutalmente assassinado por quem tinha medo da sua coragem e competência para usar o Direito e os Tribunais moçambicanos em defesa da democracia, apurando a verdadeira vontade popular. O seu assassinato visa também desincentivar outros advogados moçambicanos que ousem ter ideias semelhantes.

MOÇAMBIQUE TEVE eleições gerais no passado dia 9 de outubro e os resultados são ainda desconhecidos ao nível nacional, volvidas quase duas semanas. Não obstante, vários observadores oficiais, partidos políticos e a sociedade civil moçambicana fazem já denúncias de fraude eleitoral e apontam várias irregularidades, como boletins de voto adulterados, enchimento de urnas e intimidação de eleitores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.