
A SÁBADO é todos os dias: Da vida do Papa à desinformação, passando por Murtosa, The Weeknd e chimpanzés
A sua newsletter de quinta-feira.
A sua newsletter de quinta-feira.
Animais foram vistos a utilizar plantas para tratar feridas, aplicando-as diretamente na zona afetada ou mastigando-as primeiro.
Estas demonstrações incluem tamborilar em troncos ocos de árvores até 10 segundos, por vezes para expressar tensão, resolver conflitos ou até como demonstração de poder.
Leia o primeiro capítulo do conto original e exclusivo de Afonso Reis Cabral para a SÁBADO.
O vírus não se limitou a roubar-nos o afecto reconfortante do abraço ou a ternura excitante do beijo. Apagou o compromisso de sermos humanos. Segundo alguns evolucionistas, o impulso do passou-bem poderá existir há sete milhões de anos - até os chimpanzés o praticam.
Chimpanzés no santuário de Tacugama, em Serra Leoa, morriam de forma inexplicável há mais de uma década. Uma equipa de investigadores descobriu a razão.
Angola já entregou sete chimpanzés ao Santuário Nacional de Tchimpounga, três dos quais em agosto do ano passado.
Leilão da Sotheby's terminou com quadro arrebatado por cerca de 11 milhões de euros.
Um quadro de que Banksy pintou há 10 anos e em que mostra o parlamento inglês onde chimpanzés substituem os deputados vai ser vendido em leilão.
Um estudo revelou que estes animais não têm noção de justiça e aceitam desigualdades na repartição de comida ou materiais.
Em 2009 eram cerca de dois milhões mas a perda do habitat "devido à exploração de madeira e recursos minerais" tem levado a um declive populacional "muito drástico".
Uma das hipóteses que pode ter levado a este comportamento é o facto de no parque nacional gabonês de Loango existirem frutas de casca dura que os chimpanzés já estão habituados a partir.
Não têm lábios nem faringe ou laringe e o seu nariz é completamente diferente do nosso. No entanto, conseguem falar como humanos através de "arrotos" e de um órgão chamado siringe.
Investigadores em Espanha analisaram os traços de personalidade de 24 orcas em cativeiro, nos Estados Unidos e nas Canárias - seis foram capturadas na natureza, enquanto as restantes já nasceram em cativeiro.
A Guerra dos Quatros anos de Gombe, na Tanzânia, juntou duas facções de chimpanzés (anteriormente amigas) numa guerra selvagem por poder.
Vídeo mostra cientista emocionada em abraço com os animais.