Sábado – Pense por si

Admirável Mundo Verde

Terra fértil

A importância da adequada classificação dos solos e do ordenamento do território deveria ser evidente para qualquer pessoa com responsabilidades políticas em Portugal. Com efeito, a desordenada ocupação dos solos tem sido, historicamente, uma das principais causas dos maiores desastres que assolaram o país.

Sara Capelo

Cheias: as aldeias vão ter (mesmo) de mudar?

Estudo aponta áreas mais vulneráveis a cheias em 2100 (o mercado de Olhão, o aeroporto de Faro, o metro de Santa Apolónia). Mas falta um plano, que já devia ter arrancado, critica especialista

10
Rita Montez

Os oito magníficos (e cantores) irmãos Salema

Helena Roseta aprendeu a ler enquanto brincava às professoras. Carlos, o mais velho, entretinha-se a passar cabos e fios de rádio pelos telhados. Com Conceição, Madalena, Manuel, José e Margarida recordam à SÁBADO o percurso de vida. E cantam (veja o vídeo)

2017: O ano bipolar

Foi um ano de tons carregados, colorido no maior crescimento da economia em mais de uma década, na proeza de Mário Centeno ou de Salvador Sobral, na saída do "rating" lixo, na visita do Papa a Fátima. Foi também riscado a negro por duas tragédias nos incêndios, o choque frontal com a depressão do interior, o luto da perda de símbolos nacionais.

3
Maria Henrique Espada

Como Salazar escondeu 700 mortos nas cheias de 1967

“Há 50 anos, eu lembro-me”, disse Marcelo Rebelo de Sousa. De que se lembra o Presidente? Das cheias de 1967 – a maior catástrofe natural em Portugal continental desde 1755 – e de como o regime da altura a quis minimizar. E conseguiu.

Aprender a dançar com a chuva

Bárbara Guimarães diz que a cozinha é a sua divisão favorita. É lá que tem uma frase, em inglês, que diz: "A vida não é para ser vivida à espera que a tempestade passe, mas para aprender a dançar com a chuva." Viu-a, e pensou: "É mesmo isto"

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30