
Montenegro e Lúcia Amaral estarão no funeral do bombeiro que morreu no domingo
O funeral vai realizar-se na terça-feira, pelas 10h30, na Covilhã.
O funeral vai realizar-se na terça-feira, pelas 10h30, na Covilhã.
Em julho, José Luís Carneiro enviou uma carta na qual desafiou o primeiro-ministro a negociar, em três meses, um acordo estratégico para a Defesa.
Apesar das declarações feitas pelo primeiro-ministro, elogiando o perfil de Mário Centeno, o governador do Banco de Portugal não fará um segundo mandato.
De acordo com o chefe do executivo, que até agora tinha referido um aumento de investimento de cerca de mil milhões de euros até ao final do ano, este objetivo será alcançado de três formas, nomeadamente através da "manutenção e reforço do apoio à Ucrânia".
"Aceito, mas vou-lhe devolver. Sabe porquê? Para o senhor enforcar aqui as vossas ideias do negacionismo, do terraplanismo e de que não há alterações climáticas", disse.
Quase um ano depois de ter antecipado para 2029 o compromisso português de atingir os 2% do PIB em Defesa, Montenegro disse que atingiria os 2% já este ano através de "um plano realista".
O partido de esquerda pede ainda que o Governo se oponha à meta de gastar 5% do PIB em Defesa, como propõe a NATO.
O primeiro-ministro português considerou que "o programa nuclear do Irão é uma séria ameaça à segurança mundial, pelo que não pode prosseguir".
Montenegro disse que não tem "nenhum interesse em desperdiçar um instrumento financeiro que está disponível para poder colaborar nas políticas de habitação".
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e os 16 ministros do XXV Governo Constitucional tomaram posse na quinta-feira, no palácio da Ajuda.
Albuquerque agradeceu a participação da população madeirense neste ato eleitoral, considerando que "ao contrário das expectativas e ao facto de termos eleições de forma recorrente nos últimos anos houve uma participação significativa importante da população" que participou neste ato cívico de "continuar a participar massivamente" os sufrágios.
Numa eventual solução à esquerda, o Livre não prescindirá de um acordo escrito que se traduza no programa do governo.
O bloco vencedor nas eleições, composto pela União Democrata Cristã (CDU) e pela União Social Cristã (CSU), e o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), concordaram com um texto para orientar as ações do próximo executivo.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será número um pelo Porto, e o das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, por Lisboa.
O ministro acusou Pedro Nuno Santos, de ter uma linguagem "que se assemelha a um discurso populista e demagógico cada vez mais próximo do discurso" de Ventura.
As fronteiras esbatem-se e hoje é cada vez mais fácil ir à China e ouvir-se falar mandarim. Mas cada vez mais difícil criticar as autoridades. A população move-se, mas cala-se.