
FC Porto divulga informações sobre as cerimónias fúnebres de Jorge Costa
Funeral irá realizar-se na quinta-feira, pelas 10h30, na Igreja do Cristo Rei, no Porto.
Funeral irá realizar-se na quinta-feira, pelas 10h30, na Igreja do Cristo Rei, no Porto.
Portas estarão abertas ao público das 15h00 às 22h00.
Em Lisboa, Ana Moura é mestre de cerimónias de mais um Arraial Triste e há cinema para ver no Capitólio. No Grande Porto, há petiscos do Peru. E na Guarda, um festival de entrada livre.
Cerimónias fúnebres tiveram início às 10h deste sábado.
O primeiro-ministro esteve, esta sexta-feira, nas cerimónias fúnebres dos dois jogadores que morreram num acidente de carro.
Família já chegou à Capela da Ressurreição onde estão os corpos dos futebolistas.
Gouveia e Melo foi questionado sobre este incidente, mas não se quis pronunciar, afirmando que cerimónias de homenagens aos combatentes deviam ser de união.
São 170 as delegações internacionais esperadas nas cerimónias do funeral do Papa. Chefes de Estado, primeiros-ministros e monarcas estarão nas primeiras filas. De Portugal estarão, MAracelo Rebelo de Sousa, Aguiar-Branco, Luís Montenegro e Paulo Rangel.
"Como português e como padre, sinto-me particularmente feliz, embora a circunstância seja a de acompanhar os últimos atos públicos das cerimónias fúnebres do Papa Francisco", explicou o sacerdote açoriano do Faial.
As cerimónias começaram às 9h na Basílica de São Pedro, onde se juntaram 400 mil pessoas. Depois, o caixão do jesuíta argentino seguiu num cortejo até à Basílica de Santa Maria Maior, a bordo do papamóvel. O percurso de seis quilómetros foi feito em meia hora, sob um banho de multidão.
A sessão solene comemorativa do 51.º aniversário do 25 de Abril de 1974 acontece em período de luto nacional de três dias decretado pelo Governo pela morte do Papa Francisco. Bancadas da esquerda criticaram a suspensão de cerimónias por parte do Governo. Direita optou por fazer campanha eleitoral nos discursos.
Abordando diretamente as comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril, o Governo afirma que "participará na sessão solene realizada na Assembleia da República, bem como em cerimónias oficiais organizadas por municípios", durante as quais deverá haver "momentos de homenagem ao Papa Francisco, incluindo a observação de um minuto de silêncio".
No entanto, o líder russo foi um dos poucos líderes mundiais que, até agora, anunciou que não irá comparecer nas cerimónias fúnebres.
Homenagens, bandeiras a meia haste e cerimónias adiadas. O que implica o luto nacional e o que vai acontecer com as celebrações do 25 de Abril?
Além disso, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou que uma delegação portuguesa vai marcar presença nas cerimónias fúnebres do Sumo Pontífice.
Cerimónias estão marcadas para as 10h (hora de Itália). Amanhã o corpo de Francisco vai ser transladado para a Basílica de São Pedro para ser velado pelos fiéis.