
O mês que expulsou os milionários do país
Com as contas congeladas, foram impedidos de entrar nas empresas e presos em beliches de Caxias. Alguns, fugiram – um deles pelo telhado de casa.
Com as contas congeladas, foram impedidos de entrar nas empresas e presos em beliches de Caxias. Alguns, fugiram – um deles pelo telhado de casa.
O mercado de bebidas não alcoólicas está a crescer e há mais alternativas nas cervejas e até nas espirituosas. A SÁBADO fez uma prova cega e houve quem se tenha enganado.
Produtor e programador cultural, manager dos Heróis do Mar e dos Madredeus, foi membro ativo das Festas de Lisboa, Manobras de Maio e da Expo 98. Morreu aos 61 anos.
As centenas de emails comprometedores que a Autoridade da Concorrência apreendeu em casos lesivos dos consumidores podem não ser utilizáveis, após as decisões do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional.
A inflação mais alta dos últimos 30 anos não travou os lucros dos maiores supermercados em Portugal. O segredo não está apenas em vender muito, mas também na relação de poder com os fornecedores e na negociação de contratos. Já cercado por um megaprocesso da Autoridade da Concorrência, o setor arrisca agora pagar mais impostos.
Um megaprocesso da Concorrência revela como grandes fornecedores e cadeias de retalho se concertaram durante anos para fazerem preços iguais – e mais altos.
A quinta decisão do regulador sobre conluios para fixar preços nos supermercados eleva para 508 milhões o total das multas.
Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan e Johson&Johnson são os visados neste processo. Cinco decisões finais já valeram 428 milhões de euros em multas.
A Autoridade da Concorrência decidiu multar, num total de 24,6 milhões de euros, as cadeias de supermercados e a empresa Bimbo Donuts por fixação de preços.
A multa à Super Bock e a vários supermercados foi o terceiro passo de uma investigação inédita da Autoridade da Concorrência à viciação de preços. Modelo Continente e Pingo Doce lideram multas. Há mais oito acusações feitas e processos a caminho. E pode não ficar por aqui.
Se tem mais de 18 anos, esta notícia interessa-lhe: o mundo das bebidas alcoólicas está sempre a reinventar-se, mas este verão vai apresentar-se como nunca antes. Prepare-se para novos sabores e menos calorias.
Ainda antes das disputas na família apareceram dois falsos filhos do milionário. Agora, os herdeiros já licitaram os bens, mas o acerto de contas continua por fazer e o fim do processo – que começou em 1988 – está longe.
A Autoridade da Concorrência publicou as decisões, com excertos de centenas de emails, que sustentam a multa histórica de 304 milhões de euros aos maiores supermercados e aos fornecedores de cervejas Sagres, águas do Luso e outras bebidas.
Políticos, magistrados, polícias e banqueiros. Os nomes constam de um apenso da Operação Lex, mas a meio da investigação chegaram a desaparecer, só regressando ao processo porque um inspetor da PJ fez uma "cópia pirata".
A multa da Autoridade da Concorrência a seis supermercados retrata uma autêntica cultura de rapina sobre os cidadãos. É um bom sinal para pensarmos na nossa vida.
A empresa repudia "toda e qualquer prática que lese o interesse dos consumidores e que impeça a aplicação de preços baixos".