
Autárquicas 2025: o tufão da litigância eleitoral
Impugnações de listas por rivais fora e dentro do próprio partido, candidaturas rejeitadas por erros formais - e abusos na propaganda. Por entre centenas de processos não há um concelho sem um caso.
Impugnações de listas por rivais fora e dentro do próprio partido, candidaturas rejeitadas por erros formais - e abusos na propaganda. Por entre centenas de processos não há um concelho sem um caso.
Rute Lima (da junta dos Olivais, Lisboa) ligou tantas vezes para o programa que ganhou um prémio. Porquê? E foi com o telemóvel da junta?
Houve drama e escolhas difíceis: a busca incessante por um candidato que agradasse a Montenegro em Espinho; o autarca que corre de novo em Mafra, agora contra o partido; o abraço a uma comunista com ar de vitória e a desistência por “motivos pessoais” no Funchal.
Um aspeto relevante é que fato de muitos presidentes de câmara não podem recandidatar-se, devido à limitação de mandatos — entre eles, 54 do PS e 44 do PSD.
O comentador vai apresentar a candidatura à autarquia a 25 de junho. O movimento vai chamar-se “Cascais para viver”.
A candidatura à câmara do Porto do atual nº 2 de Rui Moreira baralhou as contas do PSD. A primeira batalha foi na assembleia municipal.
A reviravolta causou mal estar a nível concelhio. Fernando Negrão diz que o PSD deve ter estratégia para crescer “e não apoiar candidaturas de outras áreas políticas”. Mas a ex-autarca não recusa, diz que quer afirmar-se como "governação abrangente" na capital de distrito.
Quer andar em campanha usando o passe ferroviário, lançar um crowdfunding, dissociar-se da extrema-esquerda, em que sempre militou, e soar humilde.
Luís Marques Mendes apresentou a candidatura à Presidência da República na semana passada, em Fafe, onde afirmou que é uma candidatura "de todos os portugueses".
Nuno Cardoso foi presidente da Câmara Municipal do Porto entre 1999 e 2001, substituindo Fernando Gomes, que foi para o Governo.
Reuniu-se com IL, PAN e Volt, sondou até o Livre e motivou a criação de uma associação que pediu sondagens. Falta saber se há dinheiro e estrutura.
O professor deixou críticas ao almirante Gouveia e Melo, que tem sido apontado como um possível candidato a Belém, indicando que a sua candidatura constitui "uma alternativa".
Quase tudo é possível nas empresas municipais desta região, incluindo fazerem adjudicações aos próprios sócios, aos ex-administradores e à professora do presidente da câmara.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António nomeou o cunhado, contratou a filha da vereadora e deu cargos a dois opositores políticos, um deles do Chega.
A congressista perdeu as eleições, mas pode estar a ponto de se reinventar e mudar o rumo da política norte-americana.
Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, exige que o processo de cessação de inscrição seja travado e diz que apoio a candidatura foi combinado em reuniões com o PSD.