
Pedro Campilho nega ter sondado João Maria Jonet para autárquicas
Foi o comentador e militante do PSD que lhe telefonou a pedir para marcar um encontro, garante. “Eu não o conhecia de parte nenhuma e não o sondei para nada."
Foi o comentador e militante do PSD que lhe telefonou a pedir para marcar um encontro, garante. “Eu não o conhecia de parte nenhuma e não o sondei para nada."
Houve drama e escolhas difíceis: a busca incessante por um candidato que agradasse a Montenegro em Espinho; o autarca que corre de novo em Mafra, agora contra o partido; o abraço a uma comunista com ar de vitória e a desistência por “motivos pessoais” no Funchal.
No valor de 15 mil euros cada, as bolsas destinam-se à escrita de "poesia, ficção narrativa, ensaio, dramaturgia e escrita teatral".
Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.
O duque de Palmela já teve mais rendimentos do que o Rei. Atualmente, a Casa Palmela continua a ter grande importância, com empresários em várias áreas, dos vinhos à cortiça. E ainda: um dia com Hugo Soares, líder parlamentar do PS; reportagem sobre os cuidadores, que não são profissionais mas cuidam dos outros a tempo inteiro.
Pode dormir na casa que guarda os botões de punho que o Rei D. Carlos usava quando foi assassinado, almoçar num palácio que pertenceu ao 2º duque de Palmela – com um dos seus descendentes –, ou ter pensão completa assinada pelo chef José Avillez.
De norte a sul, a agenda para o mês é preenchida. Entre cultura, passeios e festas gastronómicas, damos-lhe 24 sugestões para se ocupar nos próximos 24 dias. Vale tudo menos ter a agenda vazia.
Ser nomeado em substituição, para só depois concorrer e ganhar: foi o percurso de uma ex-deputada do PS, um ex-autarca, um marido de uma deputada e muitos outros.
Julgo, modéstia à parte, que cumprimos integralmente a missão. Mas tudo tem um fim e esta é a nossa última crónica. O nosso reinado sobre estas duas páginas termina aqui.
Campilho é repetitiva e redundante, glosa-se de mil maneiras, a rede de linguagem em que se inscreve é descuidada ou pouco imaginativa, e as frases limitam-se a levantar uma poeira de palavras que pairam por segundos e que desaparecem ao virar das páginas, sem deixar rasto na memória
O sistema ajuda a definir a estratégia de tratamento do doente infetado com o novo coronavírus, funcionando como uma "segunda opinião" para os radiologistas e outros clínicos não especialistas.
Os versos de Jóquei são proseados e as prosas de Flecha são poetizadas. Ambos são pseudofilosóficos, têm uma irritante propensão para ser sentenciosos e para se fixarem em verdades simples e evidentes para todos, como se a autora fosse doutorada em dizer o óbvio.
Carmo Jardim saltou de aviões em queda livre. Teresa Cupertino de Miranda competiu no Dakar. Histórias de mulheres que quebraram as barreiras impostas pela sociedade à condição feminina – que abriram caminho a muitas outras.
João Pedro George apresenta as conclusões do ensaio que escreveu sobre a relação entre o Ípsilon e a Tinta-da-China. E deixa considerações sobre a crítica cultural na imprensa.
O tempo é de estar na praia, mas na toalha, longe de aglomerados. Estas 20 sugestões de livros, discos, jogos e podcasts vão deixá-lo agarrado à toalha
João Pedro George analisa os autores publicados pela Tinta-da-China que escrevem para o suplemento cultural do Público e as críticas feitas a esses mesmos livros. Terceira parte de um extenso ensaio.