Sábado – Pense por si

Mar de Sargaços

Queria ser arrancado do meu torpor. Tomar consciência do mundo em que vivo. Mas, para isso, era necessário primeiro sair dele, atravessando o espelho, mudando a rotina de me interessar apenas por obras que carregam o peso da eternidade.

A caixa de Pandora de Olaf Scholz

Ao apoiar militarmente a Ucrânia, a Alemanha saltou para a linha da frente e assumiu a liderança na segurança europeia, numa histórica decisão que coloca Berlim em rota de colisão com Moscovo, após décadas de submissão e apaziguamento em nome do status quo herdado da II Guerra Mundial.

Alta-roda 6

Quando chegaram as pirâmides de bombons, imaginei um mundo de devassidão, evoluindo num crescendo de loucura e de danças do ventre. Não queria que o jantar acabasse nunca. Por mim, passava o resto da minha vida no Ritz.

Coração, cabeça e estômago

Alta roda

Ir ao Ritz é uma declaração de vida: quem ali vai é rico ou famoso. Seja como for, não sou nem uma coisa nem outra. Sou apenas um “crítico bulldozer” ou, mais recentemente, um “pistoleiro” da cultura portuguesa. Ou era, antes de ter aceitado o convite do Rui, traindo assim os meus irrelevantes princípios de ácido crítico.

Marco Alves

A incrível história dos milhões de Jacques Rodrigues, o dono do grupo Impala

A empresa que lhe resolveu um problema de €1,3 milhões com o IRS, a hipoteca de cinco apartamentos num hotel do Algarve, os furiosos emails às redações, os créditos limpos antes de um PER e muito mais. As estranhas operações contabilísticas e societárias do dono da Impala originaram uma queixa-crime por burla e associação criminosa.

50
Marco Alves

Uma semana (só) a ver a Sporting TV

Bruno de Carvalho pediu aos sportinguistas para só verem o canal do clube. Fizemo-lo durante uma semana e quase só vimos guerra. E algum humor e uma mulher seminua a gemer - Leia a reportagem completa

A derrocada irreversível (?) de Trump

Mais tarde ou mais cedo havia de acontecer. Donald Trump, esse "bulldozer" político, tanto levou tudo à frente como tinha, eventualmente, de se atropelar a si próprio. Para muitos comentadores, esse momento chegou.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.