Sábado – Pense por si

A Morte do Gatekeeper

A Morte do Gatekeeper

"A Queda do Facto e Ascensão das Perceções", de Luís Paixão Martins, é um podcast crítico e provocador sobre a evolução dos media e do jornalismo na era digital.
Sofia Parissi

Ramen: onde provar o caldo japonês, de norte a sul

Com cada vez mais adeptos, o ramen já chegou aos vários cantos do País e parece ter vindo para ficar. Contamos-lhe onde o pode provar, mais ou menos tradicional, do Panda Cantina ao Kamagami.

Flavi Andrade
Tiago Neto

Três perguntas a: Flavi Andrade

Galardoada pela segunda vez com o Prémio "Melhor Barmaid” em 2024, além de garantir ao Rossio Gastrobar o prémio de Melhor Bar de Hotel em 2022, a bar manager respondeu às questões da SÁBADO.

Lucília Galha

Explicador: Mpox não é a Covid

Há uma nova variante da anteriormente conhecida varíola dos macacos a alarmar as autoridades de saúde. É mais infeciosa e perigosa mas a sua transmissão continua a ser muito mais difícil que a dos vírus respiratórios.

Admirável Mundo Verde

Os exaustos da Terra

Independentemente do juízo que se possa fazer sobre os contornos e motivações do golpe que depôs Morales, é indiscutível que as regiões do globo ricas em lítio se encontram sob forte pressão intervencionista externa, involuntariamente envolvidas na corrida desenfreada ao "ouro do séc. XXI" que acaba de começar.

Nuno Tiago Pinto

Paulo Rangel: “É inevitável um alargamento para a Ucrânia”

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal deve apoiar entusiasticamente o alargamento da União Europeia para leste, é contra um exército e impostos europeus e defende mais políticas de reagrupamento familiar para imigrantes.

Talvez crónica

Ligado por um fio

Há cada vez mais adolescentes a comprarem dumb phones, telemóveis básicos que só dão para trocar mensagens, e para atender e fazer chamadas. Estão a tentar voltar atrás, até ao dia anterior ao dia em que lhes puseram na mão um ecrã que lhes ia roubar a vida ao redor. E os adultos têm de estar à altura de fazer parte dessa mudança

Talvez crónica

Vantagem minha

Ver o Federer jogar era como ver o melhor dos bailarinos clássicos a fazer um solo. Tudo o que ele fazia em campo parecia coreografado para parecer leve e fácil. Não se via o esforço, não suava – andava por ali a flutuar entre as linhas, como se estivesse de passagem.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.