
Bastonário da Ordem dos Médicos diz que esta é a última oportunidade para Ana Paula Martins mostrar que consegue resultados
Carlos Cortes considera que a ministra da Saúde vai ter grandes desafios pela frente.
Carlos Cortes considera que a ministra da Saúde vai ter grandes desafios pela frente.
Foi reeleito para um segundo mandato, obtendo 74% dos votos.
O bastonário dos Farmacêuticos volta a apelar à criação de uma reserva estratégica nacional de medicamentos, criticando o facto das farmácias não estarem inseridas nos planos de contingência para a saúde.
A Ordem dos Médicos pediu a revogação da nova lei relativa aos direitos na gravidez e no parto. À SÁBADO, o bastonário da classe fala na criação de um observatório independente e na necessidade de diálogo. Associações de defesa das mulheres no parto apontam o dedo à falta de profissionais que leva a medicalização excessiva do nascimento.
João Massano emitiu comunicado após notícia da SÁBADO acerca da condenação por contratos ilegais no valor de 115.200 euros.
O Tribunal de Contas condenou João Massano por contratos ilegais no valor de 115.200 euros.
"Não podemos nunca dissociar os índices de saúde oral do facto de quase 20% da população estar na pobreza", sublinha o bastonário da Ordem dos Dentistas.
Luís Filipe Barreira não conseguiu precisar o que aconteceu nos dias em causa para que tal fosse possível, lembrando que já se passaram mais de oito anos.
"A nomeação tem que ser fundamentalmente técnica e não, como muitas vezes vemos, nomeações politico-partidárias, que é a última coisa que deve ser feita neste setor", disse Carlos Cortes.
O bastonário salientou ainda que a Ordem "está preocupada" e que "mais do que apontar problemas" pretende apresentar soluções para "ajudar a virar esta página".
"Saí da reunião com algum otimismo pela recetividade que tivemos dos assuntos que abordámos" com o primeiro-ministro e a ministra da Saúde, adiantou o bastonário.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, propôs rever o funcionamento das equipas de urgência de obstetrícia. Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, adianta à SÁBADO que a medida "faz todo o sentido".
O bastonário lembrou a importância da Medicina Geral e Familiar nos cuidados de saúde, não só pela atividade que desempenha, mas porque acaba por "aliviar os hospitais".
Luís Filipe Barreira era vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros desde 2016, exercendo o cargo durante os dois mandatos de Ana Rita Cavaco.
Esteve na direção do Infarmed 11 anos e presidiu ao instituto entre 2015 e 2016. O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos explica como fármacos inovadores como o Zolgensma, dado às gémeas luso-brasileiras, chegam ao mercado.
"A Ordem dos Médicos entendeu que já que o Ministério da Saúde não faz adequadamente o seu trabalho devia dar um contributo técnico-científico numa matéria extremamente sensível e que já está há demasiado tempo com graves dificuldades", avançou o bastonário.