Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

FMI: o grande papão faz 80 anos

Os quatro pacotes em Portugal (e não três), quem mais deve ao Fundo, o único resgate que não cumprimos e a música de oposição à austeridade: histórias nossas e do FMI, que sopra as velas este mês e que não parou de se reinventar.

António José Vilela

O grande plano de José Veiga para conseguir um banco

Para tentar concretizar os negócios envolveu o então CEO do Banco Carregosa, um alto quadro do BES e Miguel Relvas. A investigação da PJ terminou no fim de 2022, mas o MP adiou o fim do caso porque mandou transcrever de forma integral mais de mil escutas telefónicas. O caso arrasta-se há 10 anos, mas recentemente Veiga conseguiu que um juiz de Cabo Verde lhe libertasse cerca de €60 milhões que estavam apreendidos a pedido das autoridades portuguesas. Depois, tentou transferir quase €37 milhões – e nasceu um novo processo.

SÁBADO

Banif, o banco suspeito de lavar 1.400 milhões de euros

Durante 10 anos, incluindo no período da intervenção do Estado português, passaram por contas da instituição fundada por Horácio Roque muitos milhões usados para alegados pagamentos corruptos do caso Lava Jato. Em A teia do Banif, o jornalista e diretor-adjunto da SÁBADO António José Vilela conta a história dos planos secretos de um “banco maldito”

Carlos Rodrigues Lima

Como José Veiga "denunciou" Rui Rangel

O processo por suspeitas de corrupção contra o ex-juiz desembargador começou, em fevereiro de 2016, quando outro juiz, Carlos Alexandre, decidiu ser direto com José Veiga: "Qual era o objectivo deste encontro com o senhor desembargador Rui Manuel Freitas Rangel?"

4
Rui Rangel
Nuno Tiago Pinto

Como José Veiga corrompeu Rui Rangel

O empresário pagou a campanha do magistrado à presidência do Benfica e despesas de muitos milhares de euros em troca da sua ajuda para ser absolvido num processo na Relação.

7
António José Vilela

As conversas secretas dos poderosos

O processo “Monte Branco” guarda escutas de Ricardo Salgado, Miguel Sousa Tavares, Miguel Relvas, entre outros.

7
António José Vilela

As escutas secretas do caso Monte Branco

Uma investigação do MP guarda há sete anos um gigantesco arquivo de informações confidenciais como escutas telefónicas que apanharam centenas de conversas com políticos, empresários e banqueiros.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30