Resistência aos antibióticos mata 35 mil pessoas por ano na UE
A resistência ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas deixam de responder aos antibióticos aumentando o risco de propagação de doenças graves e de morte.
A resistência ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas deixam de responder aos antibióticos aumentando o risco de propagação de doenças graves e de morte.
Estes animais conseguem detetar feromonas e bactérias graças ao seu cheiro. Tendo isto em conta, é expectável que o cão também consiga identificar uma gravidez, certo?
"É preciso estudar como vírus e bactérias se adaptam aos novos fármacos e vacinas para depois desenvolver novas soluções terapêuticas", defende especialista.
A decisão foi tomada após uma das quatro amostras da água do Sena recolhidas na segunda-feira ter ficado aquém dos padrões no que toca à presença de bactérias presentes em excrementos humanos, admitiu a organização.
O mau tempo registado em França nos últimos dias pode explicar as concentrações elevadas de duas bactérias fecais nas águas do Sena.
Um lago de uma pedreira na zona da Baviera, na Alemanha, ficou pintado de roxo devido às bactérias sulfurosas que chegaram à superfície da água. A nova cor do lago tem atraído turistas para o local.
Aumento global da resistência aos antibióticos obriga à descoberta de novos compostos. Investigação foi conduzida na universidade de Uppsala, na Suécia.
Experiências de equipa da universidade de Harvard mostram que a molécula antimicrobiana sintética é "altamente eficaz" contra bactérias multirresistentes.
O nosso estilo de vida, o uso indevido de antibióticos e os nossos comportamentos alimentares podem arruinar a nossa microbiota. Assim, fazendo alterações alimentares e ao estilo de vida, conseguirá mudar as bactérias do seu intestino em torno de 36 horas.
"Trata-se de uma vacina que simultaneamente combate duas bactérias que causam diarreia, a Campylobacter e E.coli", explica Mário Monteiro.
Uma análise feita por uma revista gastronómica italiana concluiu que nas mochilas dos estafetas, vivem centenas de bactérias, o que é um risco para a segurança alimentar.
Os vírus, as bactérias e a poluição não vivem apenas no mundo exterior. Também vivem dentro de casa. Pequenas atitudes e hábitos no dia a dia fazem toda a diferença. Saiba como se pode proteger.
Os triliões de micro-organismos que habitam no intestino são diferentes entre gordos e magros. Nos obesos, enviam sinais ao cérebro a indicar que é necessário comer mais
Estudo foi realizado por um hospital em Berlim e tinha como objetivo perceber qual a possibilidade de transmissão de bactérias entre animais domésticos e humanos em contexto hospitalar.
Pijamas, jeans ou lençóis usam-se mais do que uma vez, a dúvida é saber com que regularidade devem ser lavados para evitar infeções. A SÁBADO dá-lhe respostas, com a ajuda de peritos.
Segundo dados recentemente divulgados pela Direção-Geral da Saúde, Portugal registou uma redução em 2020 do consumo de antibióticos em ambulatório.