Constituição e realpolitik
Nenhuma agenda política interna vale alguma coisa face ao genocídio de Gaza e à indiferença americana na Ucrânia.
Nenhuma agenda política interna vale alguma coisa face ao genocídio de Gaza e à indiferença americana na Ucrânia.
Há lixo por aí, muito lixo, e é preciso medir as palavras e não tomar os outros por parvos.
Chamaram-lhes "retornados", até em documentos e organismos oficiais, e com esse designativo foram para sempre crismados, em detrimento de outros, porventura mais problemáticos, como "repatriados", "desalojados" ou, como muitos deles preferem, "espoliados".
A Ucrânia recorda este sábado, 26, a fome vivida durante o período soviético. Leia a análise de João Carlos Barradas.
Grupo de alpinistas encontrava-se a uma altitude de 4.880 metros no norte da Índia. Montanhistas dizem-se preocupados com o impacto das alterações climáticas uma vez que têm observado fendas cada vez maiores, água em áreas anteriormente cobertas de neve e um aumento dos lagos glaciares.
A raiz do mal é mais o que a Itália é hoje, uma economia altamente endividada e um país subsidiado, viciado em fundos comunitários, sem capacidade de enfrentar os problemas de segurança. Sem soluções para uma vaga continuada de quase 1 milhão de imigrantes, deixando crescer a xenofobia.
Enquanto uns fogem às bombas e à destruição, outros procuram familiares e amigos. Estas são as histórias da Lya, do Paulo, do Yuri, da Mafalda e de outros com quem me cruzei na fronteira da esperança.
A crise política da novela orçamental esconde outra, bem mais grave, que está na sua origem: a enorme crise de confiança que se tornou o grande cancro da vida pública em Portugal.
Governo dinamarquês ordenou o abate de mais de 15 milhões de visons devido a uma mutação do vírus da Covid-19 capaz de infetar humanos, embora não tivesse base legal para o fazer. Em visita a uma dessas quintas, Mette Frederiksen pediu desculpa pela decisão.
Mogens Jensen teve de admitir que a ordem do Governo de matar todos os visons na Dinamarca não tinha base legal, provocando uma avalancha de críticas, que culminaram na sua renúncia ao cargo de ministro da Agricultura.
O acesso por parte de todos os imigrantes a direitos básicos "é importante (...) para lá da pandemia", reconhece a alta-comissária para as Migrações.
O terrorismo é inútil e raramente alcança os objetivos que, ocasionalmente, consegue traçar.
Autoridades procuram por quatro sul-coreanos e três nepaleses.
O fim inglório, mas previsível, do caso Galpgate mostra bem de que nos servem as leis másculas e rijas para o combate à corrupção.
Grupo encontrava-se a escalar o segundo ponto mais alto da Índia, conhecido como Nanda Devi, quando perderam o contacto.
Desde 2017 que a reforma da supervisão financeira está a ser pensada. Este é um dos objetivos do programa do Governo.