Marcelo pondera votar antecipadamente para as presidenciais na ilha do Corvo
Presidente da República quer compensar o facto de não ter ali estado durante a sua última visita aos Açores.
Presidente da República quer compensar o facto de não ter ali estado durante a sua última visita aos Açores.
Segundo dados divulgados pela associação, em apenas um ano, 158 mulheres açorianas requereram a interrupção voluntária da gravidez, mas apenas 10% conseguiram fazê-la no arquipélago. As restantes tiveram de se deslocar ao continente.
Já contavam, mas houve festa em Santa Cruz, Madeira. O segundo partido no arquipélago ainda não sabe onde se quer sentar (esquerda ou direita?), mas vai ter causas nacionais, como a regionalização.
"Será um acordo que tem incidência parlamentar e incidência governativa", anunciou Miguel Albuquerque aos jornalistas.
E sem o preço de cargos, na Assembleia Regional e no governo, que o CDS deverá exigir. O partido bate-se “por propostas” e considera possível deixar passar quer o programa de governo quer o orçamento. "O meu telefone está sempre ligado", diz Gonçalo Maia Camelo, líder regional.
O líder do PSD da Madeira foi reeleito como presidente do governo regional da Madeira, cargo que ocupa há 10 anos.
Os residentes nos Açores suportarão uma tarifa máxima de 119 euros nas viagens entre o arquipélago e o continente. Quanto aos residentes na Madeira, a tarifa que suportarão será de 79 euros.
Nas eleições antecipadas concorrem 12 partidos isolados e duas coligações. O PSD sempre governou no arquipélago e venceu com maioria absoluta 11 eleições entre 1976 e 2015.
O líder do Chega respondeu que nos Açores existe um regime diferente do continental e assinalou que "o deputado envolvido assumiu o seu erro e assumiu a sua culpa".
Na reunião de hoje do órgão político de consulta presidencial, que teve como tema "as perspetivas e os desafios sobre o futuro da União Europeia", Marcelo Rebelo de Sousa inovou ao convidar personalidades estrangeiras e portuguesas.
Marcelo Rebelo de Sousa realçou que esta reunião corresponde a um "convite feito há muito tempo" e explicou que a ideia era realizá-la "logo a seguir à posse do Presidente dos Estados Unidos".
Indicação foi dada pelo Presidente da República após o fim da reunião do Conselho de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa está a ouvir os partidos com representação no parlamento regional na sequência da aprovação de uma moção de censura ao executivo minoritário do PSD.
Miguel Albuquerque aterrou no Funchal com noção do que acontecera na sua ausência. Um grupo de social democratas planeou apresentar um novo elenco governativo ao representante da República - sem Albuquerque. Seria uma via para evitar eleições, num cenário de aprovação da moção de censura do Chega. Sem o ativo tóxico Albuquerque, o Chega admitiria essa possibilidade. A conspiração segue dentro de momentos.
A taxa de abandono precoce de educação e formação nos Açores era de 27% em 2019 e em 2020, e foi de 21,7% em 2023.
José Pacheco voltou a criticar "pais, que nada fazem e nada querem fazer" que "acabam por ter esta prioridade injustamente", apesar de outros partidos terem considerado a resolução "discriminatória" e "penalizadora".