
Este país não é para grávidas
Urgências fechadas, gravidezes de risco sem vigilância, quem consegue pagar faz ecografia – quem não pode, é abandonada à sua sorte. Um raio-X da Obstetrícia em Portugal.
Urgências fechadas, gravidezes de risco sem vigilância, quem consegue pagar faz ecografia – quem não pode, é abandonada à sua sorte. Um raio-X da Obstetrícia em Portugal.
Em miúda sonhava subir a um palco e pôr toda a gente a dançar. Conseguiu, mas garante que se não tivesse sido artista trabalharia com animais ou com idosos. A cantora diz que a malandrice das suas músicas está na cabeça das pessoas.
Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.
Fragmentos de osso, restos de tumor, sangue, urina ou até cabelos são hoje determinantes na investigação científica. Na Nova Medical School, em Lisboa, há um repositório destas amostras biológicas que permitem testar novos medicamentos, métodos de diagnóstico e dispositivos médicos. O biobanco arrancou há um ano e já tem vários projetos em curso.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Newsletter de quarta-feira
Estudo confirma os benefícios que medicamentos para perda de peso têm, mas revela também o agravamento do risco de contrair doenças graves.
Em For Your Approval, o seu último espetáculo de stand-up, Ellen DeGeneres reflete sobre a sua imagem no mundo e o modo como a percecionamos.
Se deixar de fumar, mesmo que tenha fumado durante décadas, ao fim de 15 anos o seu corpo terá conseguido limpar todos os vestígios do tabaco e o risco de contrair cancro do pulmão é igual ao de alguém que nunca fumou.
Mas, mesmo que se comece mais tarde, digamos aos 40, 50 anos, ou mais, é possível viver a vida com qualidade por mais uns bons 30 anos.
O comprador do Apex é anónimo mas está a considerar emprestar o esqueleto a "uma instituição americana" e que, após vencer a batalha de licitação de cerca de 15 minutos, declarou: "O Apex nasceu na América e vai ficar na América".
Primeiro debate entre os candidatos presidenciais dos EUA ficou marcado pelo desnorte de Biden e os ataques de Trump. Será motivo para que os democratas reconsiderem o seu candidato às eleições de 5 de novembro?
A "vitamina" D desempenha um papel fundamental na saúde dos ossos, estando igualmente envolvida em outros processos vitais, como a reprodução celular, a secreção de hormonas e na atuação no sistema imunológico, influenciando a expressão de cerca de 2300 genes do nosso genoma (10%).
É raro aparecerem tão cedo, mas não é impossível. Há artrites em bebés e doenças autoimunes, como o lúpus, que se manifestam logo na adolescência.
O que pretende André Ventura fazer com os 1,1 milhões de votos que o Chega conseguiu nas últimas Legislativas? Fomos falar com o líder partidário. E ainda: as doenças de idosos que surgem nos mais novos; como sair de uma relação tóxica.
Em Portugal não há razões para alarme porque a cobertura vacinal é das melhores do mundo, garantem os especialistas. Só há que ter cuidado com quem entra no País.