Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

Ventura recebe alta hospitalar mas falha o último dia de campanha

O líder do Chega já se tinha sentido mal na terça-feira e acabou por passar a noite no hospital, tendo alta na quarta-feira de manhã. Esta quinta-feira voltou a sentir-se mal e foi levado para o hospital de Setúbal onde realizou um cataterismo e permanece em "observação".

Lucília Galha

Travar o envelhecimento - os últimos avanços da ciência

Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.

Magnésio, o mineral milagroso (1)

Entre os inúmeros papéis que este mineral desempenha contam-se o controlo da ação nervosa, da atividade do coração – é antiarrítmico –, da transmissão neuromuscular, da contração muscular – trata as cãibras, do tónus vascular– , da pressão sanguínea e do fluxo sanguíneo periférico.

7
Lucília Galha

Como a Inteligência Artificial já previne doenças e salva vidas

A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.

Lucília Galha

As novas técnicas para proteger e tratar o seu coração

Ainda não é possível regenerá-lo, mas há cada vez mais formas de o tratar. Intervenções através de cateteres milimétricos que permitem operar doentes octogenários, modelos de coração impressos a 3D para estudar cirurgias, pacemakers mais fisiológicos, máquinas que evitam que se morra à espera de transplante.

Sónia Bento

O que é a síndrome de coração partido?

Emoções fortes podem alterar o tamanho deste órgão, tornando-o maior. Isto acontece mais vezes com as mulheres, quando há uma dilatação do ventrículo esquerdo, mas a situação é reversível.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)