Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
25 de abril de 2025 às 13:40

100 dias de ‘montanha-russa’ americana

Os disparos da administração em múltiplas frentes, apesar de caóticos, parecem fazer parte de uma estratégia que visa inundar e assoberbar o espaço político-mediático tentando neutralizar qualquer oposição dada a quantidade de medidas que já foram tomadas.

Visto de Bruxelas, quando se aproximam os primeiros 100 dias de Donald Trump na Casa Branca a 30 de abril, parece que o mundo está há meses preso numa ‘montanha-russa’ com o magnata ao volante. Sem poder saltar fora, os líderes europeus, de olhos bem abertos e cabelos desgrenhados à velocidade dos acontecimentos, sentados no banco de trás, antes dos BRICS e outros, fazem o seu melhor equilibrismo político para não deixar cair no chão as muitas bolas que levam no ar. Parece um cartoon? Parece, mas não é. O ziguezaguear de Washington que aparenta, por enquanto, intensificar-se não elimina nenhuma das prioridades com que a Europa estava a lidar e só traz mais desafios a um ambiente geopolítico e geoeconómico já sob pressão. Na União Europeia o tempo é para calma, concentração e ação.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.