
Djaimilia vence Grande Prémio de Romance APE
O júri elogiou a obra por fazer "da brevidade o lugar do mistério e da poesia: na contenção da escrita reside o essencial da estranheza de um mundo ao mesmo tempo ingénuo e cruel, infantil e adulto".
O júri elogiou a obra por fazer "da brevidade o lugar do mistério e da poesia: na contenção da escrita reside o essencial da estranheza de um mundo ao mesmo tempo ingénuo e cruel, infantil e adulto".
O prémio, que já distinguiu obras de autores como Kundera, Roth, Umberto Eco e Doris Lessing, foi atribuído este ano a 2 romances: "Misericórdia", de Lídia Jorge, e "Impossibles Adieux", de Han Kang.
O Presidente da República emitiu esta quarta-feira uma nota sobre os 100 anos de nascimento de Mário Cesariny. "Trouxe para a poesia portuguesa, e para a cultura portuguesa, um hedonismo vitalista", considera Marcelo Rebelo de Sousa.
A inflação vai continuar a moer e os juros a subir. Das melhores opções sem risco aos ativos com risco, mostramos os caminhos incontornáveis para extrair mais das suas poupanças no próximo ano. E há um bónus: oito figuras públicas falam das suas vitórias, erros e planos na gestão do seu dinheiro.
Em Melancholia, o mais recente romance de Viegas, o detetive Jaime Ramos volta para se confrontar com a idade, o pessimismo, a iniquidade e um corpo no Palácio de Cristal. Pretexto de entrevista.
Até agora, o cardeal português desempenhava as funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano.
O mero percorrer destes nomes mostra que a bajulação, o engraxanço, a curvatura de espinha e o culambismo (ideologia dos lambe-cus) continuam a ter um papel preponderante no acesso às oportunidades do nosso pequeníssimo mercado cultural.
O antropólogo e biólogo reforça que, apesar da ideia de que somos um país de brandos costumes, a nossa colonização não foi assim tão branda. O professor Rui Diogo diz que existe racismo em Portugal e que são necessárias ações concretas, como as quotas, para mudar isso.
Três novos discos intimistas de portugueses que passaram 2020 fechado em casa, na aldeia ou debruçado sobre a própria vida.
O Prémio Literário Fernando Namora, com um valor pecuniário de 15 mil euros, distingue anualmente o autor da melhor obra de ficção, romance ou novela, editada no ano anterior.
João Pedro George percorre o catálogo da editora e a posição privilegiada de Pedro Mexia no circuito intelectual nacional. Segunda parte de um extenso ensaio.
É a terceira vez que Mário Cláudio é distinguido com este prémio, depois de o ter vencido em 1984, com "Amadeo", e em 2014, com "Retrato de rapaz".
A literatura é "o poder da palavra e o seu gosto, descrita ou dita por aqueles que a falaram, escreveram e inscreveram em nós um modo de ser para a escrita".
Concertos no sábado no Porto e domingo e segunda em Lisboa têm como pretexto o novo álbum, Ma
Depressão "vai passar a norte do arquipélago, provocando um agravamento do estado do tempo", revelou o IPMA.
O arquivista e bibliotecário do Vaticano tornou-se este sábado no 46.º cardeal português da história, em cerimónia na Basílica de São Pedro presidida pelo Papa Francisco.