
Nice é o adversário 154 do Benfica nas provas internacionais
Águias já defrontaram equipas de 43 países, da Albânia à Argentina. O maior número de jogos? Contra o Bayern. A maior goleada? O 10-0 ao Dudelange, do Luxemburgo.
Águias já defrontaram equipas de 43 países, da Albânia à Argentina. O maior número de jogos? Contra o Bayern. A maior goleada? O 10-0 ao Dudelange, do Luxemburgo.
O antigo treinador do Benfica, que morreu em agosto de 2024, deixou em livro muitas histórias da sua carreira, que envolveram grandes figuras do futebol, de Eusébio a Maradona, de José Mourinho a Hulk. Sven-Göran Eriksson pediu para ser recordado como "uma pessoa honesta e uma boa pessoa".
Terão sido feitas várias transferências "para deputados europeus através de uma empresa portuguesa". Huawei estará no centro das suspeitas.
Os minhotos somam 13 jogos seguidos sem perder nas provas europeias. Nunca uma equipa portuguesa tinha conseguido uma série tão longa na mesma época. Nem o FC Porto quando ganhou a Liga Europa, em 2011, em que fez 17 jogos e somou... duas derrotas.
Não discuto que João Pereira não tinha perfil para liderar uma equipa como a do Sporting mas não é menos verdade que João Pereira foi mais vítima do que culpado em todo este processo que configura um autentico manancial de soberba e vaidade por parte da famosa estrutura do clube de Alvalade.
A equipa portista está em zona de play-off, em 18.º lugar, com oito pontos.
O FC Porto não vence há quatro jogos para todas as competições.
Duas vezes campeão europeu e habitué da Champions, o FC Porto caiu com estrondo frente ao Bodo/Glimt na Liga Europa. Os outros dois "grandes" do futebol português também têm manchas no currículo europeu. O Benfica soma 12 derrotas comprometedoras e o Sporting 21.
Técnico também liderou a seleção da Inglaterra entre 2001 e 2006.
O 38º título de campeão português permite ao Benfica cimentar a sua posição no topo dos clubes com mais campeonatos conquistados. Na Europa, entre as 55 Ligas classificadas no ranking da UEFA, à sua frente estão apenas o Linfield (Irlanda do Norte), os escoceses de Glasgow Rangers e Celtic e os gregos do Olympiacos. Mas Juventus, Real Madrid e Ajax são ameaça para as águias.
Os últimos seis títulos do Benfica tiveram dedo português, com destaque para Jorge Jesus e Rui Vitória. Se Roger Schmidt festejar hoje, sucede ao italiano Trapattoni, que tinha sido o último estrangeiro a ganhar, em 2004, já lá vão 19 anos. Mas os encarnados têm uma grande tradição de treinadores estrangeiros campeões. Afinal, o primeiro técnico português a triunfar em exclusivo só o seria em 1976. Descubra quem foi.
Esta época, Sporting e FC Porto já perderam duas vezes nos seus campos para a I Liga, enquanto o Benfica continua invicto. Veja quem tem tirado mais vantagem do fator-casa.
Investigador-estrela, escritor de policiais, é titular de uma longa lista de poderosos presos com prazer confesso – diz “bingo” ao apanhar mais um. Alcunha: Xerife. Agora voltou a dar nas vistas ao deter Eva Kaili (e mais três, para já), vice-presidente do PE.
Os clubes lisboetas enfrentam adversários do top 5 europeu. Para os leões, além da dupla Kane-Son, o problema de defrontar o Tottenham “é a intensidade da Liga inglesa”, diz à SÁBADO Dani. Já a Juventus, não parece tão forte.
A Superliga europeia causou polémica porque ia começar apenas com clubes convidados. Ora, foi exatamente isso que aconteceu na estreia da Taça dos Campeões Europeus, em 1955. O Sporting dos Cinco Violinos foi o escolhido para representar Portugal, apesar de o campeão ser o Benfica.
Prometeu romper com o futebol como conhecemos - mas durou só dois dias. Das 12 equipas fundadoras da Superliga, só Real Madrid e Barcelona continuam no projeto. Outros desportos tentaram o mesmo modelo: a NBA e Euroliga são casos de sucesso, a Fórmula 1 nunca passou das ameaças e, no críquete, foram os adeptos a forçar uma mudança.